Últimas Notícias
Orientações sobre programa Ceará Conectado são repassadas em reunião da Aprece
Home Últimas Notícias Orientações sobre programa Ceará Conectado são repassadas em reunião da Aprece

 

 

Na manhã desta sexta-feira (17), a Aprece realizou, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag) e com a Etice, uma reunião com gestores e assessores municipais para apresentar detalhes do programa Ceará Conectado, que vai oferecer serviço gratuito de Internet a todos municípios cearenses.

Participaram do encontro o titular da Seplag, Mauro Benevides Filho, e o presidente da Etice, Lassance de Castro. No início da reunião, o secretário anunciou o êxito no recebimento de mais um cabo de conexão (agora totalizando 16 cabos) no Ceará, confirmando assim, a posição de Fortaleza como hub tecnológico do Brasil e segunda cidade no mundo com mais conexões por fibra óptica.

“A ideia é fornecer internet gratuita, via Wi-Fi, em praças públicas em nossos municípios, em uma política de amplitude e democratização da conectividade. Em cada praça contemplada será instalado, ainda, um totem para carregamento de celular. Esse programa só foi possível de ser executado, sem contrapartida das gestões municipais, por sermos um estado com saúde e capacidade fiscal, viabilizador de grandes investimentos nas mais diversas áreas”, afirmou Mauro Filho, frisando que o Ceará Conectado irá contribuir bastante com o desenvolvimento das cidades.

Durante a reunião, foram reforçados os principais pontos do programa, por meio do qual o Governo do Estado do Ceará irá fornecer internet gratuita a todos os seus 184 municípios, com a expansão de mais de 60% na infraestrutura atual do Cinturão Digital do Ceará (CDC), passando de 4.387 km para 7.046 km de fibra ótica. Será estabelecido um critério populacional para estabelecer se cada município será contemplado com uma, duas ou três praças com Wi-Fi. O presidente da Etice garantiu que até maio de 2022 todos os municípios estarão contemplados, afirmando que pelo ritmo atual de aquisições isso poderá acontecer em um prazo até menor.

Tanto o secretário Mauro Filho, quanto o presidente Lassance de Castro responderam diversos questionamentos dos participantes. Foi esclarecido, por exemplo, que em cada município onde for instalado o rádio, será verificado quais os melhores locais para instalação dos pontos, visando a otimização da velocidade e a eficiência da conectividade.

Confira a reunião na íntegra, disponível no canal Aprece Ceará, no YouTube:

Veja Mais