Últimas Notícias


Observatório da Indústria Ceará integra, pelo terceiro ano consecutivo, programa Futuras Cientistas com projeto de educação financeira para alunas da rede pública
Home Coberturas Observatório da Indústria Ceará integra, pelo terceiro ano consecutivo, programa Futuras Cientistas com projeto de educação financeira para alunas da rede pública

Pelo terceiro ano consecutivo, o Observatório da Indústria Ceará foi selecionado para participar do Programa Futuras Cientistas, iniciativa nacional do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE) voltada ao estímulo da presença feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM na sigla em inglês).

Em 2026, a contribuição do Observatório ocorre por meio do projeto “Educação financeira na trilha do conhecimento”, que aproxima estudantes do ensino médio da rede pública de conceitos essenciais de finanças e da produção científica. Ao longo do mês de janeiro, as participantes têm acesso a aulas e oficinas sobre economia, orçamento, investimentos, finanças comportamentais e iniciação científica, conduzidas por profissionais do próprio Observatório. As atividades tiveram início em 5 de janeiro e seguem até o fim do mês.

A participação no programa reforça o compromisso institucional do Observatório da Indústria Ceará com a promoção da ciência, a equidade de gênero e a inclusão social, ampliando oportunidades para que jovens estudantes conheçam, desde cedo, caminhos possíveis no universo científico e tecnológico.

Programa nacional com impacto comprovado

Segundo o CETENE, ao longo de dez anos, o programa apresenta resultados expressivos: 70% das participantes foram aprovadas no vestibular e, desse total, 80% optaram por cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia. As ações começam no ensino médio e se estendem até o ensino superior, garantindo acompanhamento contínuo da trajetória educacional.

Entre as frentes de atuação do Futuras Cientistas estão imersão científica, banca de estudos, mentoria e estágios, aproximando estudantes de centros tecnológicos e instituições de ensino e pesquisa. Com essa atuação, o programa consolida-se como uma importante ponte entre educação, ciência e inclusão, alinhada a iniciativas como a do Observatório da Indústria Ceará.

Compartilhe:
Veja Mais