Coberturas
Obras de requalificação do Centro de Caucaia serão iniciadas, mas Prefeitura mantém ações de enfrentamento ao Covid-19
Home Últimas Notícias Obras de requalificação do Centro de Caucaia serão iniciadas, mas Prefeitura mantém ações de enfrentamento ao Covid-19

Considerada uma das mais importantes intervenções do Programa de Infraestrutura Integrada – Avança Caucaia – os trabalhos da primeira etapa de requalificação do Centro terão início a partir da próxima segunda-feira (20). É que, com a vigência do decreto que regulamenta o funcionamento do comércio na cidade, em virtude da pandemia do novo coronavírus, o fluxo de pessoas diminuiu e as intervenções não devem impactar de modo negativo às empresas lá instaladas.

As obras, orçadas em R$ 35 milhões, são financiadas via empréstimo celebrado entreva Prefeitura de Caucaia e o banco CAF. O prazo para conclusão é de 90 dias, caso não haja grandes interferências de chuvas.

As intervenções vão mudar totalmente a estética e a trafegabilidade de pedestres e veículos na região. Nesta primeira fase, as Ruas Barão de Ibiapaba, Juaci Sampaio Pontes, Manoel Ferreira e a Rua Coronel Correia, no trecho entre as Ruas Plácido Monteiro Gondim e Jerônimo Amaral, receberão nova calçada e piso, terraplenagem, nova pavimentação asfáltica, drenagem superficial com trincheiras, nova sinalização e paisagismo.

As Ruas Francisco Sales, Presidente Castelo Branco (Rua José da Rocha Sales) e Nossa Senhora dos Prazeres, terão as calçadas e pisos revitalizados, nova sinalização e paisagismo. Já o calçadão da Rua Jacob Gomes terá nova pavimentação com blocos intertravados.

“Já fizemos obras importantes no Centro de Caucaia, como a reforma do Mercado e mudanças nas paradas de ônibus para o trânsito fluir melhor, mas aquela região sempre foi esquecida e cresceu de forma aleatória, sem a devida atenção do poder público. Essa gestão está tendo essa preocupação e isso vai melhorar a vida de todos que passam por lá”, afirma o prefeito Naumi Amorim.

Ainda segundo o Prefeito Naumi, o momento é oportuno para o início das obras devido a baixa circulação de pessoas e de veículos na região, “devido o isolamento social motivado pela pandemia do novo coronavírus”.

“Esta é a tão esperada requalificação do centro de Caucaia. São obras de mobilidade. Cada detalhe é pensado para a cidade conviver em todos os seus modais e poder crescer de forma sustentável. Requalificar significa assegurar espaço para todos”, explica o coordenador do Avança Caucaia, Fábio Mota.

O PROGRAMA
O Avança Caucaia é o maior programa de infraestrutura integrada da história do município e um dos maiores do Ceará. Está orçado em mais de R$ 320 milhões. Trata-se do primeiro financiamento internacional de Caucaia, custeado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Ruas com interdições no decorrer da próxima semana: 
– Rua Cel. Correia (Entre as Ruas Plácido M. Gondim e Jerônimo Amaral);
– Rua Barão de Ibiapaba (Entre as Ruas Edson M. Correia e Cel. Correia);
– Calçadão Jacob Gomes (Ao lado do Mercado Público);
– Rua Juaci Sampaio Pontes (Entre as Ruas Edson M. Correia e Cel. Correia);
– Rua Manoel Ferreira;
– Rua Francisco Sales;
– Rua Nossa Senhora dos Prazeres (Correios);
– Rua Pedro Gomes da Rocha;
– Rua Pres. Castelo Branco (Sefaz);

Desvios sugeridos:

1º Trecho
A Rua Coronel Correia será interditada entre as ruas Plácido Monteiro Gondim e Jerônimo Amaral, devendo o condutor prosseguir na Rua Plácido Monteiro Gondim, e entrando à direita na Rua João Alfredo, e prosseguindo na direção da Rua José Matias de Brito. Entrando à direita e adentrando novamente a Rua Coronel Correia, no sentido Oeste – Leste da rodovia Estruturante (CE-085).

2º Trecho
Deslocando-se do Viaduto do bairro Metrópole o condutor tem a opção de entrar à direita e deslocar-se pela Rua Coronel Correia sentido Fortaleza ou, para a opção de ir ao centro de Caucaia, o condutor segue no sentido da Rua Jerônimo Amaral que estará como mão dupla até a Rua João Alfredo.

3º Trecho
Ruas que serão parcialmente impactadas no seu fluxo viário devido as obras de melhoria de infraestrutura: Rua Manoel Ferreira, Rua Francisco Sales, Rua Nossa Senhora dos Prazeres (Trecho do Colégio Janusa Correia), Rua Pedro Gomes da Rocha, Rua Presidente Castelo Branco.

Veja Mais