Coberturas
Obra da adutora da Serra do Rosário está em plena execução e vai beneficiar 2.300 habitantes
Home Últimas Notícias Obra da adutora da Serra do Rosário está em plena execução e vai beneficiar 2.300 habitantes

O tão desejado sistema de abastecimento de água da Serra do Rosário está em vias de ser concluído. Desde fevereiro as obras da adutora daquela região estão em plena execução. Com previsão de ser concluída até o início do próximo ano, a implantação da rede de abastecimento irá beneficiar a população de toda a Serra do Rosário, estimada em 2.300 habitantes.

Para que a água tratada chegue até a Serra do Rosário, uma Estação de Tratamento de Água (ETA) será construída no distrito de Jaibaras, onde também será captada a água do açude Ayres de Sousa.

Segundo o engenheiro fiscal da obra, Clévio Mendes, o projeto é desafiador, uma vez que o trajeto da adutora tem 18km, com variação de altitude entre a captação e reservatório. O sistema receberá sete estações de bombeamento para que a água chegue até a serra e depois seja distribuída. A construção da adutora e a implantação da Estação de Tratamento de Água recebeu investimento de 8 milhões.

A construção da obra faz parte do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), cujo valor total é de 62,5 milhões de dólares, com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) da ordem de U$ 50 milhões e contrapartida da Prefeitura de Sobral no valor de U$ 15,5 milhões.

O programa, que será executado em 5 anos, tem como principal meta a expansão e melhoria dos sistemas de esgotamento sanitário e de água potável. Serão beneficiadas as áreas de Saneamento ambiental, Gestão ambiental, Mobilidade Urbana, Infraestrutura social, Fortalecimento institucional e Cooperação técnica.

Veja Mais