Coberturas
OAB Ceará aprova criação de banheiro com identidade de gênero
Home Últimas Notícias OAB Ceará aprova criação de banheiro com identidade de gênero

 

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (OABCE), advogado Erinaldo Dantas anunciou em sua rede social que a entidade aprovou o uso placas com identidade de gênero em suas instalações, para o uso coletivo de membros da população LGBTQIA+.  O comunicado também foi divulgado no site da OABCE (Aqui) relatando que Erinaldo Dantas acatou o pedido de autoria da membra do Conselho Consultivo Jovem da OAB/CE e secretária-geral adjunta da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero (CDSG) da OAB-CE, Ivna Costa.

De acordo com o representante dos advogados e advogadas cearenses, “o incentivo à inclusão é fundamental para que a OAB não seja uma instituição de apenas homens ou de uma única cultura. Ter pessoas de todas as vertentes, inclusive culturais, é o que fortalece a instituição”. Na mesma linha, defende a advogada Ivna Costa ao destacar que “é de grande relevância social a OAB-CE encampar essa luta pelo respeito à diversidade sexual e de gênero sob viés prático. A fim de começar a conscientizar cada cidadão, cada advogado(a), que ingressar em nossa instituição, que se faz inarredável o respeito à diversidade”.

Na prática, com essa nova posição, os banheiros nos prédios da OABCE não mais serão divididos pelo gênero masculino ou feminino. A partir de agora, qualquer pessoa que tiver identificação como lésbica, gay, bissexual, travestis, transexual , transgênero, queer, intersexo, assexual e + ( todas as diversas possibilidades de orientação sexual e/ou identidade de gênero que existam) terá livre acesso ao banheiro que desejar utilizar.

No caso, em cada porta do banheiro constará  a placa “A OAB-CE respeita a diversidade. Sinta-se à vontade para utilizar este banheiro de acordo com a sua identidade de gênero”.

Ao fim, o presidente da OABCE enfatiza que a decisão da entidade faz parte “da postura da Ordem de valorização da diversidade com ações inclusivas da gestão 2019/2021, como a maior participação das mulheres advogadas e posse de membros sociais nas Comissões Temáticas”.

*Com informação OABCE

Veja Mais