Coberturas
O Vila União recebe o projeto movimento vidas 
Home Últimas Notícias O Vila União recebe o projeto movimento vidas 

 

Chegou o último Dia D do Movimento Vidas de 2109. Foram cinco bairros percorridos em três meses e mais de 30 mil jovens alcançados em escolas, igreja e projetos sociais, além de aproximadamente 400 jovens em cada oficina realizada. O projeto é um sucesso e não para por aqui. No próximo ano serão mais cinco bairros visitados e, ao final, o projeto Movimento Vidas levará as demandas desses jovens e das comunidades visitadas para as Casas Legislativas. Segundo o coordenador Movimento, Fábio Paz, a ideia é a partir de uma avaliação dos encontros, trazer a voz da juventude para as discussões sobre oportunidade, esperança e combate às drogas.

“Começamos o projeto em meados de outubro no seminário de abertura e foi um sucesso. Chamamos os atores sociais que trabalham com a juventude, com educação, saúde, cidadania e vários órgãos. Por vários bairros que passamos tivemos uma ótima aceitação e nós entendemos que cada periferia tem sua configuração com a juventude. Em alguns locais os jovens têm mais liberdade de transitar e outras há limitações por conta da violência e territorialização. Esse é outro debate que queremos levar. Estamos fazendo uma avaliação qualitativa, técnica e no final de cada oficina lançamos uma discussão sobre o que pode acontecer para que os jovens tenham mais oportunidade. Estamos coletando o material e vamos levar para plenária das Casas Legislativas por meio de projetos de lei ou audiência pública”, disse Fábio.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), destacou o envolvimento da comunidade com o projeto, evidenciando que o Movimento Vidas está contribuindo para motivar e incentivar os jovens a buscarem um caminho longe das drogas, reconhecendo sua importância na sociedade e apresentando histórias vencedoras, de pessoas que viveram muitas dificuldades e que são exemplos de superação, esperança, de vida.

“Nosso papel é de cuidar do futuro dessas pessoas e o que nós podermos fazer para que ninguém escolha o caminho das drogas, faremos”, ressaltou o presidente do Legislativo, Antônio Henrique, idealizador do Movimento Vidas.

 

Os parlamentares da Câmara Municipal são presença garantida em todos os encontros. Nesse Dia D, o vereador Benigno Júnior (PSD), que é bem atuante no bairro Vila União, esteve presente e parabenizou o presidente do Legislativo, Antônio Henrique, pela proposta do Movimento Vidas. Para o parlamentar, o diálogo com a juventude é essencial para abrir novas oportunidades.

“Parabéns por construir essa proposta. O Movimento Vidas dialoga com a juventude visando oportunidades. Temos que fazer desse evento uma ideia a ser replicada. Que essa mensagem se propague além desse dia para abrir oportunidades e esperança para nossa juventude”.

Veja Mais