Coberturas
Núcleo da Pefoce em Sobral reduz fila de transplante de córneas e homenageia famílias de doadores
Home Últimas Notícias Núcleo da Pefoce em Sobral reduz fila de transplante de córneas e homenageia famílias de doadores

Núcleo da Pefoce em Sobral reduz fila de transplante de córneas e homenageia famílias de doadores – Sobral Online

 

O Núcleo de Perícia Forense do Ceará (Pefoce) da Região Norte do Estado, com sede em Sobral, realizou na manhã da última quarta-feira (30), e o Banco de Olhos do Ceará (BOC), uma ação de reconhecimento pelo sucesso da primeira doação de córneas da região. A Pefoce é vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Os familiares responsáveis pela doação receberam um café da manhã especial, pois, com as doações ocorridas em março deste ano, o Núcleo de Perícia da Região Norte reduziu de 150 para 31 pessoas na fila de espera pelo tecido, em pouco mais de um mês. De 26 de agosto para cá, 111 pessoas tiveram a felicidade de voltar a enxergar.

A grande fila de espera foi fruto da ocorrência da pandemia da Covid-19, que paralisou os trabalhos iniciados em março.

Para o perito geral do Ceará, Ricardo Macedo, a ampliação da parceria entre a SSPDS e a Secretaria da Saúde (Sesa), na atividade de captações realizadas no Núcleo de Sobral, tem beneficiado pessoas e o benefício ultrapassa as divisas do Ceará.

O supervisor do Núcleo da Pefoce em Sobral, Garófalo Júnior, destacou o trabalho social desempenhado pela Pefoce, que se soma ao já conhecido trabalho de perícia investigativa.

As famílias homenageadas de doadores vão receber em suas residências um certificado com os agradecimentos da Pefoce e do BOC.

Veja Mais