Coberturas
Novo decreto permitirá avanço na retomada da economia no Ceará; isolamento social rígido será mantido no fim de semana
Home Últimas Notícias Novo decreto permitirá avanço na retomada da economia no Ceará; isolamento social rígido será mantido no fim de semana

 

 

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais na noite deste sábado (24), o governador Camilo Santana anunciou que o novo decreto permitirá o avanço no processo de flexibilização das atividades econômicas no Ceará, mantendo o isolamento social rígido no fim de semana. Acompanhado pelo secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), o governador informou que a decisão foi tomada durante reunião virtual, com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no Ceará. O novo decreto passa a valer a partir de segunda-feira (26).

O chefe do Executivo destacou que o avanço foi decidido com base em dados técnicos que mostram uma tendência de queda na transmissão, internações e mortes causadas pela Covid-19. Os dados foram apresentados pelo titular da Saúde durante a live. “Nós temos um momento de melhora, mas é preciso ainda muita serenidade. É preciso ainda tudo que a gente tem falado para vocês, de compartilhar esse momento que nós estamos vivendo, ter solidariedade, aderir às medidas de isolamento, porque nós estamos tendo sucesso com os nossos objetivos. É preciso que a gente mantenha isso”, explicou Cabeto, agradecendo o engajamento da população cearense e aos profissionais de saúde.

“Os resultados estão mostrando que essas medidas têm sido importantes para diminuirmos os casos e, consequentemente, as mortes aqui no Estado do Ceará. Outro ponto importante, todas essas informações, quem tiver interesse, o Ceará hoje é reconhecido como Estado nota 10 em transparência no enfrentamento à Covid-19. E nós criamos uma plataforma chamada IntegraSUS, onde todas as informações estão abertas para qualquer cidadão e cidadã cearense”, complementou Camilo Santana.

Novas medidas

Com o novo decreto, as escolas poderão avançar na retomada do ensino presencial até o 9° ano do ensino fundamental, com limite de 40% da capacidade. O ensino remoto continua opcional aos pais que preferem essa modalidade de ensino para os filhos. As barracas de praia também poderão voltar a funcionar a partir de segunda-feira, seguindo os mesmos critérios definidos no decreto anterior para restaurantes e estabelecimentos de alimentação fora do lar, também com limite de 40% da capacidade e restrição de horário.

O decreto também vai permitir o retorno das atividades nas academias de ginástica, com restrição de horário e limite de 25% da capacidade. Também será autorizada a ampliação da capacidade e horário de funcionamento para igrejas e templos religiosos.

Veja Mais