Coberturas
Nizo Costa aponta medidas de auxílio a profissionais de transporte na pandemia
Home Últimas Notícias Nizo Costa aponta medidas de auxílio a profissionais de transporte na pandemia
Deputado Nizo Costa

O deputado Nizo Costa (PSB) apontou, durante o primeiro expediente da sessão plenária presencial e remota da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (15/12), demandas de profissionais do setor de transporte complementar de passageiros atendidas pelo Governo do Estado, com auxílio do seu mandato, para minimizar os efeitos econômicos ocasionados pela pandemia da Covid-19.

De acordo com o parlamentar, o setor transporta mais de sete mil usuários por dia, e graças às ações do Governo do Estado, com aprovação da AL, conseguiu passar por um momento “cheio de incertezas e dificuldades”. “Paralisamos o serviço, mas, graças a Deus, seguindo as orientações dos órgãos competentes, do Governo, nós conseguimos passar por tudo isso”, disse.

Dentre as demandas dos trabalhadores e proprietários de veículos que foram atendidas, Nizo Costa destacou: o parcelamento em até 24 vezes das multas dos transportes de passageiros, autorizado pela Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce); prorrogação, pelo Governo do Estado, do pagamento da Taxa de Regulação, por seis meses; suspenção, temporária, do pagamento do financiamento junto aos bancos, no período de março a dezembro; a liberação de uma linha de crédito no Bando do Nordeste (BNB), de até R$ 20 mil, para a retomada do setor.

“Mais de 400 trabalhadores do transporte complementar foram contemplados com essa linha de crédito. Os que tiveram a esse financiamento, só começarão a pagar após seis meses. Uma ação muito boa e que precisamos destacar”, destacou.

De acordo com o deputado, a Arce suspendeu ainda, temporariamente, o pagamento das taxas vistoria e a prorrogação por um ano o prazo para renovação dos certificados para exercer a função. Ele observou, porém que a vistoria precisará acontecer, por motivos de segurança, mas o pagamento de qualquer valor de taxa poderá ser feito até o fim do próximo ano. “Conseguimos a garantia de que os veículos terão a vistoria garantida até 31 de dezembro de 2021, mesmo ultrapassando a idade permitida. São mais de 250 motoristas beneficiados”, pontuou.

Nizo Costa afirmou que o sistema de transporte complementar do Ceará, mesmo que necessite de melhorias, é um dos mais “organizados” que ele conhece. “Acredito no melhoramento desse setor e a Arce tem feito muito essa cobrança da gente pelo serviço de qualidade e com segurança para a população”, observou.

A deputada Dra. Silvana (PL), em aparte, parabenizou o deputado Nizo Costa pelo trabalho que tem desempenhado, principalmente, no tocante ao setor de transportes, seus trabalhadores e proprietários. Ela ressaltou ainda que os governos precisam fornecer mais disposição de transportes para evitar lotação e reduzir assim os riscos de contaminação da população usuária desses transportes.

O deputado Salmito (PDT) destacou as ações de Nizo Costa e afirmou que elas buscam sempre melhorias para o setor de transporte complementar e afirmou que quem ganha com esses avanços é a população cearense.

Veja Mais