
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, ao lado da vice-prefeita Gabriela Aguiar, anunciou nesta sexta-feira (30) uma importante ação voltada à inclusão e cidadania. Neste sábado (31), das 8h às 12h, no Ginásio Paulo Sarasate, será realizada a entrega de 785 carteirinhas de identificação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na ocasião, também será lançado o Portal SipTEA Fortaleza, nova plataforma digital que permite solicitar a carteirinha de forma 100% online.
“Atenção, Fortaleza. No dia 31 de maio, a Prefeitura lançará o portal SipTEA, que vai facilitar o acesso à carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista. O evento vai rolar no Ginásio Paulo Sarasate de 8h às 12h, com mutirão de entrega de 785 carteiras. Tudo isso para garantir mais inclusão e cidadania. Este é um passo fundamental para uma política inclusiva, permanente, que será consolidada em breve com o Espaço Girassol”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.
O novo portal já está no ar e pode ser acessado pelo endereço siptea.fortaleza.ce.gov.br. A plataforma permite realizar o cadastro, enviar os documentos exigidos e acompanhar todo o processo de emissão da carteirinha. “A SipTEA garante prioridade de atendimento e é um super avanço para quem vive o dia a dia com o autismo. Mais dignidade, mais respeito”, completou o prefeito.
Para solicitar a carteirinha, é necessário apresentar laudo médico, RG, CPF, foto e comprovante de endereço. O serviço também pode ser feito de forma presencial em uma das 12 regionais da cidade. Para quem já possui a identificação, há também a opção de reemissão pelo portal.
Mais de 5.900 carteirinhas já foram emitidas até o momento. Com a chegada do SipTEA e a ampliação do atendimento, a expectativa é facilitar ainda mais o acesso ao direito e reforçar o compromisso da gestão municipal com uma cidade mais inclusiva.
A vice-prefeita Gabriela Aguiar destacou que a ação é mais um passo em direção à construção de políticas públicas efetivas: “A tecnologia está a serviço da inclusão. Estamos avançando com responsabilidade e sensibilidade.”