Coberturas
Mundial de Kitesurf movimenta economia no Cumbuco
Home Últimas Notícias Mundial de Kitesurf movimenta economia no Cumbuco

/admin/view/noticia/img/20191125133852esporte_kite_cumbuco.jpg

Pela terceira vez consecutiva, a última etapa do Campeonato Mundial de Kitesurf na categoria estilo livre foi realizada na praia do Cumbuco, em Caucaia. Além de trazer os maiores nomes do esporte para a cidade, a competição também impacta no setor econômico. Gera mais renda, empregos, novos meios de hospedagem e expansão de serviços.

Conforme o titular da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SetCult), Paulo Guerra, “durante a realização do evento os hotéis estavam praticamente sem disponibilidade”. Os seis dias de realização da competição também movimentaram setores estratégicos, como gastronomia, música, cultura, artesanato e lazer.

“Além de ser um meio transformador da economia local, o grande legado da competição também é manter Caucaia como a meca do kitesuf mundial. Aqui continua sendo o lugar preferido para a prática do esporte”, destaca o secretário Paulo Guerra.

O Cumbuco teve visibilidade internacional com a transmissão ao vivo do torneio, projetando a cidade como destino turístico inteligente. Um ponto forte do evento foi o cuidado com a sustentabilidade e o meio ambiente, com a promoção de ações socioambientais, como a limpeza prévia da área da estrutura montada na praia. A programação paralela agregou apresentação musical e atividades socioculturais, buscando a interação entre atletas e o público, além de mostras de artistas.

O título foi disputado por 32 atletas de 20 países. No masculino, o vencedor da sétima etapa da Liga Mundial foi o colombiano Valentin Rodriguez, de 17 anos, que superou o dominicano Adeuri Corniel, líder do circuito.

Já no feminino, a final foi disputada por quatro atletas. A cearense Mikaili Sol conquistou o título, acompanhada da brasileira Bruna Kajiya, que conquistou a segunda posição.

Veja Mais