Últimas Notícias


Moses Rodrigues anuncia audiências públicas em Assembleias Legislativas para ampliar escuta sobre metas educacionais
Home Últimas Notícias Moses Rodrigues anuncia audiências públicas em Assembleias Legislativas para ampliar escuta sobre metas educacionais

Crédito das fotos: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

O deputado federal Moses Rodrigues (União Brasil-CE), relator da proposta do novo Plano Nacional de Educação (PNE), informou que a Comissão Especial da Câmara dos Deputados realizará 16 audiências públicas, entre internas e externas, até julho deste ano. A iniciativa tem como objetivo ampliar a escuta da sociedade e reunir contribuições de mais de 500 especialistas de diferentes regiões do país sobre os desafios e diretrizes da educação brasileira para a próxima década.

As audiências externas acontecerão nas Assembleias Legislativas estaduais, promovendo um processo de escuta descentralizado com a participação de educadores, gestores públicos, pesquisadores e representantes da sociedade civil. A proposta visa garantir um debate federativo que considere as especificidades regionais e contribua para a construção de um plano nacional mais representativo e alinhado às realidades locais.

“A nossa intenção é visitar os Estados para dialogar diretamente com educadores, gestores, estudantes e instituições. A elaboração do novo PNE deve refletir as múltiplas realidades do país e ser fruto de um processo participativo”, destacou Moses Rodrigues, que também integra a Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ).

O anúncio foi feito nesta terça-feira (6), durante coletiva de imprensa realizada no Salão Verde da Câmara dos Deputados, com a presença do presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), e parlamentares membros da Comissão Especial do PNE.

A nova proposta do Plano Nacional de Educação, elaborada pelo Ministério da Educação (MEC), estabelece 18 metas para serem alcançadas até 2034. Entre os focos estão o fortalecimento da educação infantil, a garantia da alfabetização na idade certa, a ampliação do ensino integral, a valorização da diversidade e da inclusão, a expansão da educação profissional e tecnológica, além de avanços na educação superior e na infraestrutura da educação básica.

Sobre a FPeduQ

Lançada no dia 10 de maio de 2023, a Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ) tem como objetivo discutir no Congresso Nacional melhorias nos programas de acesso à educação, como FIES e Prouni, além da qualidade do ensino, inovação e tecnologia na educação, reforma tributária e outras pautas importantes.

O setor particular de ensino é responsável pela educação de mais de 15 milhões de brasileiros, dos quais 90% são das classes C, D e E. Além disso, é responsável por 77% dos alunos no ensino superior e 20% no ensino básico.

A frente é presidida pela deputada federal Socorro Neri (PP-AC) e tem como vice-presidente na Câmara o deputado Átila Lira (PP-PI). No Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS) é o vice.

Compartilhe:
Veja Mais