
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que há condições políticas para aprovar no Congresso Nacional o fim da escala de trabalho 6×1 antes das eleições de outubro de 2026. Segundo ele, o próprio calendário eleitoral pode servir como oportunidade para acelerar o debate, desde que haja mobilização ativa de trabalhadores, sindicatos e centrais sindicais para sensibilizar parlamentares e o setor empresarial.
De acordo com o ministro, a mudança na jornada não compromete as necessidades econômicas do país e integra as prioridades do governo federal. Luiz Marinho também destacou medidas recentes voltadas à renda do trabalhador, como o novo salário mínimo e a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais, em vigor desde 1º de janeiro, que deve injetar cerca de R$ 110 bilhões na economia.
Durante entrevista ao programa Bom Dia Ministro, da EBC, o titular da pasta ainda comentou a regulamentação do trabalho por aplicativo, defendendo a aprovação do projeto ainda no primeiro semestre de 2026. Ele ressaltou a importância de garantir proteção a motoristas e entregadores, mas afirmou que a proposta não inclui o serviço de mototáxi, por considerar arriscada a autorização desse tipo de transporte em grandes cidades devido ao alto índice de acidentes.

