Coberturas
Ministério Público do Estado do Ceará celebra 130 anos em sessão solene na AL
Home Últimas Notícias Ministério Público do Estado do Ceará celebra 130 anos em sessão solene na AL

 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) foi homenageado pela Assembleia Legislativa, em sessão solene na manhã desta terça-feira (22/06), no Salão Nobre da Presidência, pelos seus 130 anos de atividades. O presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), assinalou que a instituição é promotora dos direitos fundamentais, primordiais para a sociedade.
“Defendemos o fortalecimento do MP e aprovamos medidas importantes para a estrutura do órgão, carreira e gestão da instituição, como o fundo de reaparelhamento de modernização do Ministério Público e a reformulação de promotorias de Justiça na estrutura organizacional da instituição”, assinalou.
O parlamentar frisou ainda a parceria do órgão com a Casa. “O Ministério Público, em seu dever cívico, será parceiro da Assembleia em pacto que envolverá setores da economia e vai discutir a importância de evitar retrocesso no controle da pandemia no Estado”, adiantou.
Evandro Leitão salientou que o Ministério Público tem ajudado a tirar a constituição do papel e tem sido um grande aliado na batalha contra a corrupção. “É importante esse reconhecimento para que toda a sociedade cearense tenha a compreensão do trabalho que os procuradores e promotores cearenses realizam em prol da sociedade”, destacou.
A procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, deputada Augusta Brito (PCdoB) ressaltou o fortalecimento da parceria entre AL e Ministério Público com o Núcleo de Apoio das Vítimas de Violência (Nuav), que será instalado na Casa. “Além do que está escrito e determinado perante a lei é feito pelo Ministério Público de forma humanizada”, apontou.
O procurador Geral de Justiça do Estado, Manuel Pinheiro Freitas, agradeceu a Assembleia Legislativa e ressaltou que a Casa foi o local de nascimento do MP. Segundo ele, o órgão valoriza sua origem e exerce sua função isento de qualquer paixão ou sentimento de vingança, mas com avaliação técnica e imparcial dos fatos.
“O Ministério Público sempre prezou pela acusação justa, preservando a imparcialidade do juiz e, ao longo da história, assumiu outras funções e se tornou uma instituição”, explicou.
O presidente da Associação dos Servidores do Ministério Público, Francisco Antônio Távora explicou que a instituição garante em regime de fidelidade os direitos individuais. “O MP tem zelo pelos direitos humanos, democracia e pluralismo. Tamanha é a responsabilidade de quem forma o Ministério Público”, afirmou.
O primeiro vice-presidente da Associação Cearense do Ministério Público, Francisco Diassis Alves Leitão também agradeceu a parceria da Assembleia com o MP. “Essa homenagem reconhece o que o Ministério Público, fez, faz e ainda vai fazer por todo o Estado, inclusive, nos municípios mais distantes”, disse.
Durante a homenagem, o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, junto com os deputados Osmar Baquit (PDT), Jeová Mota (PDT) e Augusta Brito (PCdoB), entregaram placa comemorativa ao procurador Geral de Justiça do Estado, Manuel Pinheiro Freitas.
Também participaram do evento o presidente da Associação Cearense do Ministério Público, Hebert Gonçalves; o procurador geral da Assembleia Legislativa, Hélio Leitão, promotores e representantes do Ministério Público.
Veja Mais