
Construção das unidades, que serão subsidiadas, contou com o apoio da Prefeitura de Itapipoca
Nesta segunda-feira (3), 500 famílias cearenses realizam o sonho da casa própria com a entrega do Residencial Vicente Antenor Ferreira Gomes, em Itapipoca, resultado de parceria entre os governos federal e estadual e a prefeitura municipal. A cerimônia ocorreu pela manhã, com a presença do governador Elmano de Freitas, dos ministros das Cidades, Jader Barbalho Filho e Educação, Camilo Santana – que representou o presidente Lula na ocasião. O prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro, também participaram do ato, além de outras autoridades.

Para o governador Elmano de Freitas, a entrega é motivo de muito orgulho para o Governo do Ceará, por garantir a melhoria da qualidade de vida dos beneficiados. “Esta entrega representa uma melhoria efetiva na qualidade de vida do povo que está recebendo suas residências. É um motivo de muita alegria e orgulho poder darmos as mãos para melhorar a vida do povo de Itapipoca. Estamos fazendo isso para avançar cada vez mais nas políticas públicas do Ceará, e aqui está a prova concreta disso”, discursou o chefe do Executivo estadual.

Cada residência entregue conta com 44 m², distribuídos em banheiro, dois quartos, sala, cozinha e varanda. As casas foram construídas em lotes de 10 x 15 metros. O ministro Jader Barbalho anunciou que as unidades serão subsidiadas. “Que este seja um lugar de paz, de união e de muitas bênçãos. Que vocês possam cuidar do condomínio de vocês, viver bem e respeitar o vizinho ao lado. E que possam, acima de tudo, ser muito felizes”, celebrou.

Logo cedo, Maria Elisabete chegou acompanhada do filho Francisco Renan dos Santos, que vai morar com ela na nova residência, junto com os outros três irmãos. Há mais de dez anos, ela esperava por esse momento e conta, emocionada, a alegria de finalmente sair do aluguel.
“Eu estou muito feliz, muito contente, porque pagar aluguel não é fácil – tirar da boca dos filhos da gente para ficar pagando todo mês é muita dificuldade. Às vezes, eu deixo de pagar o aluguel para pagar a água e a energia, pois sou mãe solo. Eu queria que todo mundo tivesse a sorte que estou tendo”, conta. “Acordei muito ansiosa e estou muito nervosa. A gente vai ter uma vida melhor a partir de agora”, acrescenta, segurando as lágrimas.
Foram investidos mais de R$ 57 milhões na construção do residencial, como parte do programa Minha Casa, Minha Vida (MVCV). No conjunto habitacional, foram construídos um emissário de esgoto e a rede de abastecimento de água, além da pavimentação e iluminação da Avenida Santa Rita. O local conta ainda com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) – em construção- para atender os futuros moradores e um Centro de Educação Infantil (CEI), entregue pelo Governo do Ceará ainda durante a construção do residencial.

Casada e mãe de dois filhos, Maria Moura, aos 49 anos, sonhava há sete com esse dia. Ela, que sempre morou de aluguel, recebeu as chaves da nova casa durante a cerimônia. Para ela, a casa própria representa uma nova vida. “Todos esses anos eu trabalhei em casa de família e agora, receber a chave da minha, para mim, é tudo. Não tenho nem palavras”, frisa.
Além da realização de um sonho, o novo lar vai garantir mais conforto para os netos. “Não mora todo mundo comigo, mas no final de semana vêm os netos, chegam os filhos, então é muito importante a gente ter nossa casinha”, planeja. O sufoco pela falta de dinheiro para pagar o aluguel na data correta agora ficou no passado: “Graças a Deus”, finaliza.
Intervenções realizadas
Os recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) possibilitaram, além da construção das moradias, a realização de outras intervenções, garantindo melhor qualidade de vida e espaços de convivência aos moradores, com a oferta de serviços nas áreas de saúde, educação e bem-estar.
No local, foi construída uma biblioteca. O espaço lúdico foi pensado para receber as famílias e crianças do residencial, garantindo uma infância com direitos assegurados, cuidados e proteção. O ambiente disponibiliza livros infantis e brinquedos, e as crianças são acolhidas por uma recepcionista e um monitor. A proposta é que cresçam aprendendo e aprendam brincando.

Camilo Santana, ministro da Educação, representou o presidente Lula na cerimônia. “Que Deus abençoe vocês, cuidem bem dessas casas. Este é um espaço de vocês, podem bater no peito e dizer: ‘agora eu tenho a minha casa. Esta casa é minha, de direito e de fato’”, disse, ao lembrar da retomada do programa Minha Casa, Minha Vida no governo atual, que vem garantindo o direito à moradia a todos os brasileiros.
Dia de Gratidão

O dia 3 de novembro foi batizado como Dia da Gratidão por MariaGorete, de 50 anos. Representando as famílias que vão morar no Residencial Vicente Antenor Ferreira Gomes, ela subiu ao palco da cerimônia para receber, das mãos do governador Elmano e do ministro Jader Barbalho, a chave do seu imóvel. Na nova casa, a doméstica vai morar com Ana Beatriz e Bianca Rodrigues, suas filhas mais novas. “Hoje é o dia da gratidão. Foram muitos anos de espera, é uma alegria sem explicação”, descreve.
Seu esposo, que já faleceu, compartilhava do mesmo sonho. “Em dezembro faz um ano. Era o sonho dele também morar nessa casa, mas é isso. Agora estou realizando esse sonho por nós dois”, finaliza.

O prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro, ressaltou que este é um momento que mudará para sempre a vida dos itapipoquenses. “Quando a política se coloca verdadeiramente a serviço das pessoas, cada ação se transforma em um espaço real na vida de quem mais precisa. Entregar uma casa vai muito além de um protocolo ou de uma função pública. É a oportunidade de olhar nos olhos de uma família e perceber que estamos participando de um momento que mudará suas vidas para sempre”, disse.
Minha Casa, Minha Vida

Retomado em 2023, o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), na modalidade Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), consolidou-se como o maior programa habitacional da história do Brasil, com mais investimentos, melhorias e amplo alcance social. Desde então, já foram contratadas 1,8 milhão de unidades habitacionais em todo o país, por meio da iniciativa do Governo Federal, executada pelo Ministério das Cidades.
				
				
							
							
							
							
							
							
							
