Últimas Notícias
Mestres da cultura do Ceará são retratados em novo documentário
Home Últimas Notícias Mestres da cultura do Ceará são retratados em novo documentário

 

Os museus orgânicos do Sesc, que reúnem registros e saberes dos mestres da cultura no Cariri, foram a inspiração da coleção Terra de Gigantes, do estilista Ronaldo Fraga, que abriu a 51ª edição do São Paulo Fashion Week no último dia 23. Agora, os museus serão mostrados de uma forma totalmente nova, através do documentário Museus Orgânicos, que será lançado pelo Sistema Fecomércio em live no canal do Sesc Ceará no Youtube nesta quarta-feira (30), às 20h.

A live terá a participação do estilista Ronaldo Fraga, do secretário de cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; do gerente de cultura do Sesc Ceará, Alemberg Quindins e do estilista e ex-aluno Senac David Lee. O evento contará também com a mediação da diretora da Fundação Casa Grande, Fabiana Barbosa.

O documentário traz os depoimentos dos mestres, que contam de forma emocionante suas trajetórias enquanto guardiões das tradições e saberes de uma das regiões de maior riqueza cultural no Brasil. O filme também é uma homenagem in memoriam ao mestre Raimundo Aniceto, que faleceu em outubro do ano passado, após mais de oito décadas de dedicação à arte popular.

Com roteiro e direção da publicitária Raquel Barros, o documentário busca aproximar o público dessas figuras tão importantes para suas comunidades e para a cultura cearense de forma geral. O filme é narrado pela atriz Joana Limaverde, e traz trilha sonora original, criada e executada por músicos do Cariri, com a produção musical de Dudé Casado e do Estúdio Casa de Pedra. O documentário é um lançamento original da Fecoplay, plataforma de streaming do Sistema Fecomércio, onde ficará disponível gratuitamente após o lançamento.

O link para a live já está disponível: https://bit.ly/3x5kj3B.

Veja Mais