Coberturas
Marcos Cals, deseja voltar a Assembléia em 2018.
Home Coberturas Marcos Cals, deseja voltar a Assembléia em 2018.

O ex-deputado e ex-presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Marcos Cals, hoje filiado ao partido solidariedade(SD),  tem o interesse a ser candidato no próximo peito eleitoral, Marcos Cals, é  superintendente do INCRA no Ceará, mas, está  sete  anos sem mandato.

Marcos Cals entrou na política aos 19 anos, influenciado pelo pai, o ex-governador do Ceará César Cals. Em 1986, com apenas 22 anos, conquistou a primeira vitória nas urnas pelo extinto Partido Democrático Social (PDS), sendo eleito o mais novo deputado estadual da história do País. Exerceu seis mandatos na Assembléia Legislativa do Ceará, e foi filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), desde 1997.

Ocupou por duas vezes o cargo de primeiro-secretário da Assembléia, e posteriormente, foi eleito Presidente para o biênio 2003/2004, sendo reconduzido, por unanimidade de votos, para o biênio 2005/2006. Em sua gestão foi instalada a TV Assembléia, sendo o primeiro canal de televisão com transmissão aberta do Poder Legislativo do Brasil. Outra conquista alcançada no âmbito legislativo foi a concessão da FM Assembléia junto ao Congresso Nacional. Com uma equipe de profissionais especializados, deixou a emissora preparada para a instalação, munida com equipamentos de última geração.

Em 2007, assumiu a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, a convite do então governador Cid Gomes,permanecendo naquela pasta até março de 2010.

Em 2010, candidatou-se a Governador do Ceará, obtendo 775.852 votos, equivalente a 19,51% dos votos válidos, garantindo o segundo lugar na disputa.

Em 2012, candidata-se à Prefeitura de Fortaleza não conseguindo chegar ao 2º turno e obtendo apenas 30.457 votos, equivalente a 2,54% dos votos válidos, ficando em 6º lugar entre os 10 candidatos.

Em 2013, saiu do PSDB e filiou-se ao recém criado Solidariedade (SD).

Veja Mais