O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, iniciou as atividades do hospital de campanha.
Montado no estacionamento da unidade, o espaço conta com 35 leitos de enfermaria de média complexidade, que vão reforçar o atendimento a pessoas diagnosticados com Covid-19 ou com suspeita da doença.
Outra medida adota foi a implantação do gabinete de crise, que tem auxiliado na otimização dos atendimentos a pacientes com Covid-19.
Uma das ações do Governo do Ceará no enfrentamento à Covid-19 é a ampliação de leitos na rede pública de saúde. O Ceará possui uma estrutura de saúde bem distribuída pelo interior, com hospitais regionais em Juazeiro do Norte, Sobral e Quixeramobim, além de hospitais polo em cidades estratégicas, como Maracanaú, Caucaia, Itapipoca, Crateús, Tauá, Iguatu e Icó.
Durante a pandemia, as unidades receberam incremento de leitos de enfermaria e de UTIs para o enfrentamento à Covid-19.
Já foram abertos 492 leitos de UTI e 1.670 de enfermaria para atendimento de pacientes com Covid-19 na rede pública do Ceará, capital e interior. Em parceria com os municípios, a Secretaria da Saúde já ativou leitos de UTI e enfermaria em Barbalha (20 UTIs), Itapipoca (11 enfermarias e 10 UTIs), Crateús (10 UTIs), Maracanaú (13 enfermarias e 5 UTIs), Brejo Santo (7 UTIs), Iguatu (20 UTIs), Tianguá (10 UTIs), Caucaia (26 enfermarias e 10 UTIs).
Da rede Sesa, há o Hospital Regional Norte (25 enfermarias e 36 UTIs), Hospital Regional Cariri (21 enfermeiros e 35 UTIs) e Hospital Regional do Sertão Central (37 enfermarias e 30 UTIs) que tiveram leitos ampliados para atendimento de Covid-19.
Segundo o diretor geral do Hospital de Messejana, Carlos Augusto Santos, os pacientes atendidos na própria unidade e diagnosticados com a covid-19 vão ser encaminhados ao hospital de campanha para o tratamento e acompanhamento.