Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira, 11, mostra o presidente Lula à frente em todos os sete cenários testados para o primeiro turno da eleição presidencial. Os números variam entre 35% e 39% para o petista, enquanto o senador Flávio Bolsonaro aparece consolidado na segunda posição, com índices entre 29% e 33%, reduzindo a diferença para até quatro pontos em alguns cenários.
É a primeira rodada do levantamento sem o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, entre os possíveis candidatos. Segundo o diretor da Quaest, Felipe Nunes, Flávio consolidou-se como principal nome da oposição ao atrair tanto o eleitor bolsonarista quanto parte da direita não bolsonarista. O desafio, segundo ele, é avançar sobre o eleitor independente, segmento considerado decisivo. Já Lula mantém força entre lulistas, na esquerda e aparece numericamente à frente entre independentes.
A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, ouviu 2.004 pessoas entre os dias 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. No recorte de rejeição, o cenário também indica disputa acirrada: 55% dizem não votar em Flávio Bolsonaro e 54% afirmam que não votariam em Lula, reforçando um ambiente de forte polarização nacional.








