Últimas Notícias
Livro revela como a literatura de cordel trata temas da negritude
Home Últimas Notícias Livro revela como a literatura de cordel trata temas da negritude

O lançamento será nesta quinta-feira (19), às 15 horas, no Centro Cultural da Caixa Econômica de Fortaleza, como parte da programação da 5 ª Feira do Cordel Brasileiro.

O livro Pretas e Pretos na Literatura de Cordel – o folheto como mídia folkcomunicacional da negritude (RDS, 2023, 336 p), do jornalista e pesquisador Alberto Perdigão, será lançado nesta quinta-feira (19), às 15 horas, no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal de Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema), como parte da programação da 5ª Feira do Cordel Brasileiro. O livro traz dez artigos em que o autor analisa o conteúdo de folhetos sobre o racismo, a escravidão e a abolição. Princesas e heróis negros, e o assassinato de Marielle Franco também estão contemplados na obra.

De acordo com Alberto Perdigão, Pretas e Pretos na Literatura de Cordel é o resultado de uma pesquisa inédita que desmonta o mito de que o cordel é preconceituoso contra negros. “Esta é uma visão da década de 70 que precisava ser revisada, para reposicionar o folheto de cordel como uma mídia a serviço da negritude como identidade e como movimento politico”, explica o autor. Durante o lançamento, Perdigão fará uma exposição sobre a negritude no cordel e autografará a obra. A Feira do Cordel Brasileiro segue até sábado com programação variada e aberta ao público.

Perfil do autor

O mestre em Políticas Públicas e Sociedade Alberto Perdigão é jornalista, professor de comunicação alternativa e pesquisador da folkcomunicação, tendo como objeto de estudo o folheto de política da literatura de cordel. É autor, entre outros livros, de Política e Literatura de Cordel – o folheto como mídia informativa alternativa, popular e contra-hegemônica (RDS, 2022, 352 p).

Compartilhe:
Veja Mais