Coberturas
Linha de crédito para execução de laudo técnico até a inspeção predial pode beneficiar todo o Brasil
Home Últimas Notícias Linha de crédito para execução de laudo técnico até a inspeção predial pode beneficiar todo o Brasil

 

O vereador de Fortaleza Sargento Reginauro (sem partido) esteve em Brasília, nesta terça-feira, 10, pela Comissão Especial da Inspeção Predial, formada na Câmara Municipal de Fortaleza, para uma reunião com o gerente nacional de Habitação, Eduardo Luís Barbosa.

O vereador foi o único representante da Comissão em Brasília, e estiveram presentes no encontro o deputado federal Capitão Wagner (PROS), o vereador licenciado, Márcio Martins (PROS), além do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE), Emanuel Maia Mota.

Segundo os parlamentares, Barbosa manifestou interesse para a criação de uma linha de crédito para viabilizar a inspeção predial, que já é Lei em Fortaleza, desde 2015, mas não é executada. “Muitos moradores não têm para onde ir, ou não possuem recursos para investir em projetos de manutenção e reparo dos edifícios que estão envelhecendo em Fortaleza e, precisam de apoio para viabilizar reformas, com o objetivo de evitar tragédias como exemplo do edifício Andrea, que desmoronou em outubro deste ano”, explicou o também sargento do Corpo de Bombeiros Militar.

Ao fim da reunião ficou prometido um estudo que viesse a viabilizar uma linha de crédito especial fornecida pela Caixa Econômica Federal, que poderá ser ofertada para todas as cidades do Brasil. A proposta é que condomínios em situação de risco de desabamento tenham crédito especial para executar desde o laudo técnico até o reparo das instalações, evitando, portanto, um problema maior de ordem social. Pois muitas das famílias que moram nessas edificações não têm para onde ir e acabam mantendo suas moradas em áreas de risco eminente de desabamento.

RISCO DE DESABAR

Apenas em Fortaleza, no mês de Outubro, foram registrados sete imóveis para interdição pela Defesa Civil. Com isso, os moradores deveriam evacuar, pois as instalações destes não apresentariam qualquer segurança. Muitas dessas famílias permanecem nos locais mesmo sabendo da gravidade, pois alegam que não têm para onde ir.

COMISSÃO ESPECIAL DE ACOMPANHAMENTO DE INSPEÇÃO PREDIAL

A Comissão Especial é formada pelos vereadores Antônio Henrique (PDT), Sargento Reginauro (sem partido), Didi Mangueira (PDT), Cláudia Gomes (PTC), Larissa Gaspar (PT), Dr. Porto (PRTB), Dr. Eron (PP), Benigno Júnior (PSD) e Esio Feitosa (PDT).

Veja Mais