
Foto:Luciano/Erika
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Léo Couto (PSB), fez nesta quinta-feira (26) um balanço das principais ações do primeiro semestre de sua gestão. Em coletiva de imprensa, o parlamentar ressaltou avanços em diversas frentes, como modernização tecnológica, sustentabilidade, inclusão social e diálogo com a Prefeitura de Fortaleza.
“Estou muito feliz com esse primeiro semestre. Tivemos pautas importantes em parceria com a Prefeitura, com muito diálogo”, afirmou Léo Couto, ao lembrar de temas emblemáticos como a votação da taxa do lixo e a reforma administrativa municipal.
Entre as principais conquistas citadas, o presidente destacou a criação de novas secretarias na estrutura da Prefeitura — como a Secretaria da Mulher, de Relações Comunitárias e de Proteção Animal — além da maior autonomia para as Regionais. “Essas mudanças são fundamentais para melhorar a administração pública e aproximar os serviços da população”, disse.
Léo também enfatizou o fortalecimento das regras sobre desafetação de terrenos públicos. “Hoje, com apoio do Creci, a Câmara envia ao Executivo os imóveis com a devida precificação. Antes, era praticamente um cheque em branco”, apontou.

Na área tecnológica, o presidente celebrou a expansão da plataforma CmFor 360, que já responde por cerca de 60% dos processos protocolados na Casa. “A Câmara também conta agora com a inteligência artificial MaraIA, que qualifica o debate legislativo e amplia a transparência”, afirmou.
Outro ponto destacado foi a pauta da inclusão. Léo Couto comemorou o protagonismo da Câmara de Fortaleza como a primeira do Brasil a ter uma célula de inclusão ativa, liderada por Livinha, primeira pessoa com síndrome de Down a integrar a estrutura da Casa. “Hoje somos referência nacional em inclusão”, frisou.
O presidente também citou a criação do espaço “Evoluir”, que será inaugurado no segundo semestre, e as medidas sustentáveis que vêm sendo adotadas, como a instalação de placas solares e a redução no uso de papel. “Já cortamos 40% do uso de papel com a digitalização. Vamos zerar esse número com 100% digital em breve”, garantiu.
Por fim, destacou a atuação da Procuradoria da Mulher, sob a liderança da vereadora professora Adriana, como um marco na defesa dos direitos das mulheres dentro do Legislativo.