O presidente da Câmara de Fortaleza (CMFor), vereador Leo Couto, e o prefeito Evandro Leitão participam, nesta terça-feira (11), da COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), realizada em Belém (PA).
Os representantes da capital cearense apresentam as principais iniciativas desenvolvidas em Fortaleza para enfrentar os efeitos da crise climática e promover um futuro mais sustentável.
Durante o evento, o prefeito lançou o Observatório de Riscos Climáticos de Fortaleza, ferramenta inédita de monitoramento voltada especialmente para áreas vulneráveis da cidade. O objetivo é orientar ações preventivas e garantir respostas rápidas a eventos extremos, como enchentes e ondas de calor.
Evandro participa, ainda, de três painéis temáticos. Em um deles, inclusive, ele representa todas as cidades da América Latina, onde apresenta experiências da Capital cearense no enfrentamento ao aumento das temperaturas e ao efeito de ilhas de calor.
Já o presidente da CMFor apresentou as ações do Legislativo Municipal voltadas à redução da pegada de carbono do Parlamento, em diálogos com instituições públicas e privadas presentes na COP30. Na Zona Verde (Green Zone), Leo Couto também conheceu inovações de diferentes setores voltadas à eficiência e à sustentabilidade das administrações públicas.
Em pouco mais de cinco meses de operação da plataforma CMFor360, a Câmara de Fortaleza reduziu em 95% o uso de papel nos processos legislativos. Segundo o Núcleo de Sustentabilidade da Casa, isso representa uma economia de cerca de 10 toneladas de papel, o equivalente à preservação estimada de até 250 árvores por ano.
“A tecnologia tem sido uma grande aliada na construção de um Parlamento mais sustentável. Nosso compromisso é com o futuro de Fortaleza, do meio ambiente e das próximas gerações”, destacou Leo Couto.
A CMFor também avança em outras frentes sustentáveis, como a instalação de placas de energia solar em sua sede e a realização do primeiro evento “carbono zero” do Legislativo Municipal — o Fórum de Sustentabilidade e Inovação no Parlamento de Fortaleza, certificado por suas medidas de compensação de gases de efeito estufa.

