Coberturas
Legislativo outorga Medalha Boticário Ferreira em reconhecimento da trajetória de Eliana Gomes
Home Últimas Notícias Legislativo outorga Medalha Boticário Ferreira em reconhecimento da trajetória de Eliana Gomes

Solenidade no Plenário Fausto Arruda na noite da última sexta-feira, 7 de junho, celebrou o trabalho da militante, educadora social e líder política da cidade, Eliana Gomes com a outorga da Medalha Boticário Ferreira. A homenagem, que destacou a trajetória da coordenadora de Regularização Fundiária da Prefeitura de Fortaleza, Eliana Gomes, foi proposta pela vereadora Lucimar Martins (PTC) e pelo vereador Evaldo Lima (PCdoB).

Lucimar Martins, ao justificar a outorga da Medalha Boticário Ferreira, destacou a vida de militante e de representante legítima dos interesses das comunidades que lutam por condições dignas de moradias. A parlamentar agradeceu o compromisso de Eliana Gomes com a política habitacional da cidade.

O vereador Evaldo Lima falou da relação com Eliana Gomes, que além de sua correligionária, companheira de lutas, destacando “o diálogo constante com a cidade”. O parlamentar reforça o trabalho comunitário e de mediação junto ao Poder Executivo realizado pela militante dos Direitos Humanos, Eliana Gomes.

Ao ser agraciada com a Medalha Boticário Ferreira, Eliana Gomes falou da responsabilidade de carregar no peito a maior comenda do Legislativo de Fortaleza, reforçando a relação com a cidade e com as lutas diárias da população. “É uma alegria muito grande receber o reconhecimento da Câmara Municipal, local em que passei os melhores momentos da minha vida política e receber a Medalha Boticário Ferreira das mãos dos colegas vereadores reforça o compromisso com a cidade”, destacou Eliana Gomes, agradecendo a todos os amigos e familiares que estiveram presentes na solenidade.

O momento contou com uma homenagem da cordelista Rita Lisboa, que apresentou o cordel “Eliana Mulher de Luta”. A outorga da comenda foi comemorada por vários representantes políticos e autoridades: os vereadores Benigno Júnior (PSD), Emanuel Acrizio (PRB) e Paulo Martins (PRTB); o superintendente do Patrimônio da União, Coronel Carvalho; a secretária da Habitafor, Olinda Marques; da secretária de Educação do Município, Dalila Saldanha; do ex-senador, Inácio Arruda; e de um dos fundadores do PCdoB no Ceará, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas).

Conhecendo um pouco da história de Eliana Gomes

Educadora social e uma das fundadoras da Associação Comunitária do Bairro Ellery (ACBE), Eliana Gomes traz em sua caminhada as contribuições ao desenvolvimento da cidade, sempre ativa na luta por uma vida digna e na efetivação de uma política permanente de habitação.  Em sua trajetória esteve à frente da Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF), sendo também sócia da ONG Cearah Periferia e da Caritas Arquidiocesana de Fortaleza, além de fundadora do Centro Socorro Abreu de Desenvolvimento Popular e Apoio à Mulher.

Na vida política tem um trabalho junto ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) desde de 1980, assumindo em agosto de 2007 a vaga de vereadora na Câmara Municipal de Fortaleza, sendo a primeira mulher do PCdoB a ocupar o Legislativo fortalezense. Em 2009, Eliana Gomes foi conduzida pelo povo para continuar representando os seus interesses junto a Casa, com uma atuação na defesa dos direitos das mulheres, dos Direitos Humanos, da promoção de políticas para educação, cultura, esportes e juventude, da reivindicação por segurança e no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Veja Mais