Coberturas
Laboratório para testes de Covid-19 no Eusébio será inaugurado em agosto
Home Últimas Notícias Laboratório para testes de Covid-19 no Eusébio será inaugurado em agosto

 

O Laboratório de Testes da Covid-19, localizado em Eusébio, começa a funcionar em agosto. O projeto de alvenaria já está pronto e parte dos equipamentos importados da China e dos Estados Unidos já se encontra no almoxarifado da unidade. Segundo o engenheiro civil Erisvaldo Juvêncio, responsável da Fiocruz pela fiscalização da obra, o restante do equipamentos chega nesta semana, bem como os técnicos chineses que montarão os laboratórios. O prédio de 2 mil metros quadrados foi todo construído no sistema de módulos de encaixe,evitando desperdício de água, uso de argamassa, tijolos e outros materiais. A construção está a cargo da construtora cearense CMM.

O local funcionará com dois grandes laboratórios, um para teste de sorologia para Covid-19 e outro para PCR, com capacidade para realizar por dia, inicialmente, 10 mil testes de sorologia e 5 mil de PCR. O Centro de diagnóstico atenderá não só o Ceará, mas os estados do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba. “Esse Laboratório é o maior do Brasil no gênero, maior que o do Rio de Janeiro já inaugurado e tem tecnologia das mais avançadas para os testes de Covid-19. Podemos dizer que o Ceará tem a melhor plataforma do Brasil”, ressaltou Erisvaldo.

Nesta segunda-feira, 20, representantes da Prefeitura de Eusébio e do empresariado local realizaram uma visita ao canteiro de obras do Laboratório quando foram recepcionados pelo presidente da Fiocruz-Ceará, Carlile Lavor e pelo engenheiro Erisvaldo Juvêncio, que veio do Rio de Janeiro para acompanhar o andamento da obra. Participaram da visita o secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, EilsonGurgel, o presidente da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), Túlio Studarte o empresário Paulo Régis.

Segundo Carlile Lavor, quando o Laboratório estiver pronto vai gerar 220 empregos diretos. Já em agosto quando o Centro entra em funcionamento realizará um treinamento, com 70 funcionários. Desses, 20 já foram contratados e os outros estãoselecionados. Alguns deles, inclusive, residem no Eusébio como é o caso de Geísa Mara e ThaynaraBrilhante, que moram no Jabuti e foram alunas da Escola de Ensino profissional Eusébio de Queiroz. As duas concluíram o curso de Biotecnologia na Escola. Geísa atuará no setor de sorologia e Thaynara em Biologia Molecular.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel, destacou que a pedido da Fiocruz e da Prefeitura de Eusébio foram criados cursos na Escola Profissional voltados para formação de mão de obra para o Polo Tecnológico de Saúde. “Entre eles, o Curso de Biotecnologia que agora está fornecendo mão de obra para o Laboratório de testes para Covid-19”, disse Eilson.

O prédio do Laboratório tem todo aparato necessário para que os profissionais atuem com toda segurança possível, com roupas especiais, evitando a contaminação. “Além disso, essa estrutura é permanente, não é um laboratório de campanha. Quando passar a pandemia ele continuará funcionando e contribuindo com a saúde do Ceará e do País”, disse Carlile Lavor.

Veja Mais