Na última segunda-feira, 05/08, a Justiça Eleitoral de Senador Pompeu afirmou a legalidade da pesquisa registrada e divulgada no município. A pesquisa aponta Márcia Zomin com 60% das intenções de voto, Lúiz do Inharé com 24%, e Lúcia Aquino com 2%. Indecisos são 10% das intenções de voto, e brancos e nulos 4%.
Após a divulgação da pesquisa, o grupo político de Luíz do Inharé entrou com um processo contra a pesquisa, alegando que esta seria irregular e apresentava dados falsos. A justiça decidiu pela regularidade da pesquisa.
O Excelentíssimo Sr. Juiz afirmou que:
“Assim, argumentar que a pesquisa favoreceu a representada Márcia em detrimento do pré-candidato da parte representante, Luizinho do Inharé, revela o inconformismo com o resultado da pesquisa, uma vez que as indagações espontâneas sobre quem o eleitor pretende votar para Prefeito, apresentando cenários eleitorais diversos, para que haja a percepção sobre quem é o candidato favorito do eleitor é prática comum nas pesquisas eleitorais, que não induz a erro o eleitor, nem faz nenhum direcionamento para determinada resposta.”
A pesquisa seguiu todas as normas legais exigidas pelo Sistema de Cadastro do Tribunal Superior Eleitoral e, assim, foi reconhecida sua legitimidade pelo Ministério Público e pela Justiça da Comarca de Senador Pompeu.
Sob registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) CE 09287-2024, contratada por Marcos José da Silva Saraiva Nogueira e executada por Josemeiry Dias Cordeiro, a pesquisa ouviu 425 eleitores, levando em consideração a distribuição de sexo, idade e escolaridade da população local. A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 19 de maio de 2024 e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com 90% de nível de confiança.