O ex-senador da República pelo Ceará, José Pimentel (PT), emocionou o plenário da Câmara Municipal de Fortaleza ao revelar sua cura do câncer e anunciar que voltará à linha de frente da política nacional nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante a solenidade em que recebeu a Medalha do Mérito Legislativo José Barros de Alencar, uma das mais altas honrarias do Legislativo da Capital, concedida a personalidades com relevantes serviços à democracia e ao povo brasileiro.
Em seu discurso, Pimentel destacou que fez questão de realizar todo o tratamento médico no Ceará, como forma de valorizar os profissionais da saúde do estado:
“Eu que já sobrevivi a um câncer e a minha equipe médica diz que eu estou curado, e são todos médicos do nosso estado. Fiz questão de fazer a cirurgia aqui pra reconhecer o valor da medicina cearense e de que a gente pode confiar.”
Ele citou o médico Gustavo Rego, a quem fez homenagem pública:
“Já tentaram levar para o Sírio Libanês, mas ele prefere ficar aqui. Em homenagem a ele, eu quero dizer que estou vivo…”
A partir dessa superação, Pimentel anunciou seu compromisso para a próxima eleição:
“Em 2026, ao lado das minhas companheiras e dos meus companheiros, vou fazer um forte debate aqui no estado do Ceará para reeleger Lula com um novo programa. A Frente Ampla serviu para fortalecer o Centrão, mas não fortaleceu a democracia brasileira.”
O ex-senador também fez duras críticas a adversários que, segundo ele, atentaram contra a soberania nacional:
“Aqueles que foram para os Estados Unidos pedir que fosse imposto pena ao povo brasileiro não merecem mais estar na política. A justiça será feita. A cadeia é pouca para eles. A Papuda espera grande parte. E para derrotar esses, eu estarei nas ruas em 2026.”

