Coberturas
Izolda Cela defende criação do novo Fundeb para combater desigualdades sociais
Home Últimas Notícias Izolda Cela defende criação do novo Fundeb para combater desigualdades sociais

 

Prevista para ser votada na próxima semana na Câmara dos Deputados, a proposta de criação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) irá definir o futuro da educação no Brasil.
A vice-governadora do Ceará participou de um encontro virtual em defesa do projeto. Izolda Cela ressaltou a importância do investimento na educação.

Instituído em 2007, um dos objetivos do atual Fundeb é reduzir a desigualdade educacional no Brasil. O Fundo movimenta anualmente mais de R$ 150 bilhões. Contudo, o texto que criou esse mecanismo de financiamento estabeleceu a sua existência somente até 31 de dezembro deste ano.

Mudanças

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 015/2015 torna permanente o Fundeb e propõe mudanças no atual formato de destinação de recursos. Dentre as alterações está o aumento da contribuição da União, que passaria de 10% para 20% ao ano, de forma escalonada até 2026. Isso resultaria em um aumento de R$ 57 bilhões em recursos.

De acordo com a secretária da educação do Ceará, Eliana Estrela, a aprovação do novo Fundeb é fundamental para garantir o avanço da educação pública no Brasil.

Veja Mais