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IJF proporciona contato entre famílias e pacientes vítimas de COVID-19
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O Instituto Doutor José Frota (IJF), hospital da Prefeitura de Fortaleza integrado à estrutura municipal de enfrentamento à COVID-19, colocou em operação, nesta sexta-feira (17), um novo recurso que ajuda no tratamento dos pacientes vítimas da Covid-19 e que estão em atendimento na Unidade Especial do IJF 2.
A direção do IJF estabeleceu um novo canal de comunicação entre os pacientes e as famílias, por meio de chamadas de vídeo.
A nova ferramenta é composta por um suporte móvel com um tablet ligado à internet, que permite a realização de conversas de vídeo em tempo real, entre o paciente em recuperação no leito do hospital e os seus parentes em casa.
Batizada de Jandira, em homenagem a uma das mais renomadas funcionárias na história do IJF, a ferramenta permanecerá em atividade na unidade de contenção e será utilizada sempre que o paciente tiver condições de fala e em acordo com a família.
Com o acompanhamento de médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas e demais profissionais, além do amparo emocional, o mecanismo também permite o esclarecimento sobre a evolução clínica, o processo de recuperação do paciente no hospital e em casa, o acesso às demais informações sociais, inclusive para a prevenção de novas contaminações por COVID-19.

A ferramenta foi pensada pela médica Raquel Pessoa de Carvalho, que integra a equipe clínica no IJF 2, tendo em vista a dramática situação dos acometidos pela doença que, para evitar o contágio, passam por dias de tratamento intensivo em isolamento.
“É preciso entender que o apoio familiar é muito importante para a recuperação dos pacientes. Os pais, filhos e irmãos também acabam sendo usuários do hospital porque precisam da atenção de nossos profissionais, principalmente em uma situação tão crítica como a que estamos passando para o esclarecimento de dúvidas, tranquilização e até a alimentação da esperança de vida”, destaca a médica.

A Jandira foi projetada pelas equipes do Núcleo de Manutenção e do Setor de Tecnologia da Informação IJF, chefiado pelo servidor Edleno Costa Matos.
Pela ferramenta é possível garantir a privacidade nos contatos, mesmo com os pacientes acamados e, acima de tudo, a maior humanização dos processos frente ao grande desafio enfrentado por todos.

UNIDADE ESPECIAL COVID-19 / IJF 2

Ao todo, 175 leitos de tratamento intensivo estão sendo preparados no IJF2 para o atendimento dos casos graves de COVID-19, sendo que 30 deles já se encontram em funcionamento no novo prédio.
As áreas especiais contam com toda a infraestrutura e equipes especializadas necessárias para o acompanhamento clínico das vítimas de complicações respiratórias graves causas pela doença.

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