Últimas Notícias
Hospital de Messejana recebe capacetes Elmo para tratamento de pacientes com Covid-19
Home Últimas Notícias Hospital de Messejana recebe capacetes Elmo para tratamento de pacientes com Covid-19
Hospital de Messejana recebe capacetes Elmo para tratamento de pacientes  com Covid-19 - Secretaria da Saúde

O Hospital de Messejana, ligado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), recebeu cinco capacetes Elmo, para ajudar no tratamento da Covid-19. Os equipamentos auxiliam na respiração artificial dos pacientes, no tratamento de quadros clínicos moderados e em início de gravidade.

O Hospital é a primeira unidade da Sesa a receber o equipamento, que foi testado durante cinco meses no Hospital Leonardo da Vinci, recém-incorporado à rede estadual de Saúde.

O Diretor Médico do Hospital de Messejana, Dr. Carlos Augusto Lima Gomes, entende o recebimento dos equipamentos como um divisor de águas no tratamento à Covid-19.

O mecanismo de respiração artificial do dispositivo é não invasivo, fundamental para evitar a intubação de pacientes. E ainda reduz em 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Carlos Augusto Lima Gomes, explica sobre o treinamento ao uso do dispositivo, que vai ser multiplicado.

A proposta de criar um capacete nasceu no início de abril, com a participação de diversos profissionais, entre médico pneumologista e intensivista, fisioterapeutas, técnicos em usinagem e ferramentaria, design industrial e engenheiros nas áreas clínica, civil, mecânica e de produção.

Foi um projeto abraçado pelo Governo do Ceará, por meio da Sesa, Escola de Saúde Pública (ESP/CE) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec);

Participaram ainda o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor), com o apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e Esmaltec.

Veja Mais