Coberturas
Hospital de Campanha do PV acolhe o paciente número 1.000 antes de completar dois meses de funcionamento
Home Últimas Notícias Hospital de Campanha do PV acolhe o paciente número 1.000 antes de completar dois meses de funcionamento

 

imagem dos blocos do hospital de campanha do PV, foto tirada da arquibancanda

O Hospital de Campanha de Fortaleza, instalado no Estádio Presidente Vargas, alcançou a marca de 1.000 pacientes acolhidos na noite da última segunda-feira (01/06), quando completou 45 dias de funcionamento.

Com a construção iniciada no dia 23 de março e recebendo o primeiro paciente no dia 18 de abril, o equipamento para atendimento exclusivo de pacientes da Covid-19 com quadro clínico de média a baixa complexidade foi entregue com menos de um mês de obras, prazo antecipado ao que havia sido previsto.

O hospital também teve parte dos leitos destinada a pacientes graves, de acordo com a demanda interna. Ou seja, aqueles pacientes que precisam de ventilação mecânica podem contar com o suporte adequado, já que 100% dos leitos da unidade possuem estrutura para gases medicinais.

Conforme a secretária da Saúde de Fortaleza, Joana Maciel, o hospital recebeu, do dia da inauguração até 1º de junho, 1.002 pacientes, dos quais 721 já receberam alta.

O Hospital de Campanha chegou a ter uma alta taxa de ocupação, recebendo 48 pacientes no mesmo dia, uma média de duas novas internações por hora.

“Tivemos a operação iniciada em um momento oportuno, uma vez que o pico de casos começou no dia 30 de abril, ou seja, o local já tinha 12 dias de operação. Colocar para funcionar um hospital da campanha não é tarefa fácil. Foi muito importante a gente ter conseguido construir, equipar e operar esse hospital no momento adequado e isso foi essencial para a nossa população em relação à epidemia no Município”, disse a Secretária.

Ainda de acordo com a secretária Joana Maciel, a fase atual da Covid-19 é de discreta queda no número de casos e de óbitos. “A unidade foi criada para atender de forma emergencial, mas a depender do desenrolar do quadro com o retorno das atividades econômicas, se tivermos uma nova curva de alta, o hospital está pronto para receber a população”, afirmou.

O Hospital de Campanha do Estádio Presidente Vargas conta com 226 leitos de internação, sendo quatro blocos de 56 leitos, com possibilidade de ampliação de mais 112 leitos. O local também possui refeitório, cozinha industrial, além de espaços adequados para o descanso e a higienização dos profissionais.

Veja Mais