Coberturas
Hora de Plantar: 150 mil agricultores serão beneficiados com investimento de R$ 19,2 milhões
Home Últimas Notícias Hora de Plantar: 150 mil agricultores serão beneficiados com investimento de R$ 19,2 milhões

O Governo do Ceará lançou oficialmente, na tarde desta terça-feira (8), o Projeto Hora de Plantar 2020/2021. A iniciativa vai beneficiar 150.245 agricultores familiares de 182 municípios.

O Hora de Plantar prevê a distribuição de 3.410 toneladas de sementes de milho híbrido e variedade, feijão caupi e sorgo forrageiro. E ainda: 5,71 milhões de raquetes de palma forrageira, 2.750 m³de maniva de mandioca, 348.734 mudas de cajueiro anão precoce, 19.364 mudas frutíferas e 83.286 mudas florestais nativas abrangendo todas as regiões do Estado.

O governador Camilo Santana destacou a importância do Projeto Hora de Plantar para garantir a produção produtos de qualidade para a agricultura familiar.

A solenidade contou as participações do secretário do Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Martins; dos prefeitos de Crateús, Marcelo Machado; e de Milagres, Lielson Landim; do secretário de Agricultura de Quixeramobim, Renan Rodrigues; e do secretário executivo de Pesca do Desenvolvimento Agrário, Antônio Nei de Sousa, que estavam nos galpões dos municípios citados de onde vão sair as mudas e sementes.

O lançamento da 34ª edição marca o início da distribuição das sementes a partir dos armazéns da região do Cariri, em Milagres e Barbalha. Logo em seguida, elas passam a ser distribuídas nos armazéns de Tauá, Crateús, Iguatu e Quixeramobim e, depois, a partir dos armazéns regionais de Morada Nova e Região Metropolitana de Fortaleza.

A distribuição aos agricultores em todos os 182 municípios cearenses atendidos pelo projeto acontece até fevereiro de 2021 e será realizada pelos escritórios regionais da Ematerce, conforme orientação técnica da Secretaria do Desenvolvimento Agrário.

Nos últimos cinco anos, o Hora de Plantar já realizou a entrega de 15.662,89 toneladas de sementes, 35 milhões de raquetes de palma forrageira e 22.642 m³ de maniva de mandioca. A ação distribuiu ainda 1.814.159 mudas de caju anão precoce, 646.863 mudas de essências florestais nativas e 12.685 mudas de outras frutíferas, como destacou o secretário do Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Diniz.

Padrão de Qualidade

Um dos diferenciais do projeto é o alto padrão da semente, que é fiscalizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O agricultor Antônio de Noé, natural do município de Ocara, destacou a qualidade da semente distribuída pelo Programa Hora de Plantar. Ele recebe sementes de milho.

A edição 2020/2021 do Hora de Plantar vai expandir o fornecimento de 6 para 90 toneladas a quantidade de milho biofortificado para 600 agricultores familiares do Estado.

A cultivar BRS-4104, desenvolvida pela Embrapa, possui uma concentração de carotenoides precursores da vitamina A de 2,5 a 3,2 vezes maior do que os valores encontrados no milho comum, mesmo mantendo características como cor e sabor. O resultado é um alimento mais nutritivo e com potencial de combater problemas de visão e baixa imunidade, causados pela falta de vitamina A na alimentação humana.

O governador Camilo Santana destacou as ações do Governo do Ceará para a valorização da agricultura familiar no Ceará.

Veja Mais