No Dia do Servidor Público, celebrado oficialmente em 28 de outubro, o líder do governo na Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Guilherme Sampaio, destacou os principais avanços promovidos pelo Governo do Estado e pelo Parlamento em favor dos servidores estaduais, reforçando o compromisso da gestão com a valorização da categoria.
Segundo o parlamentar, o ano marcou conquistas concretas, com destaque para o ganho real acima da inflação concedido no segundo semestre, representando um reconhecimento direto ao trabalho dos servidores. “Além da reposição da inflação, houve um ganho adicional de 1%, o que demonstra um gesto concreto de valorização fruto do diálogo permanente com os sindicatos e esta Casa Legislativa”, afirmou.
Entre os principais pontos ressaltados estão os avanços na carreira dos profissionais da educação. Em parceria com o Sindicato Apeoc, o Estado aplicou integralmente os recursos do Fundeb em toda a carreira docente, garantindo ao Ceará a melhor estrutura remuneratória do país, além de atender pautas antigas como a suplementação de carga horária e o pagamento das promoções por titulação.
O deputado também destacou que vários concursos públicos estão em andamento, reforçando a política de renovação e fortalecimento do serviço público. Há, ainda, convocação de cadastros de reserva de seleções anteriores, sinalizando o compromisso do governador Elmano de Freitas com o fortalecimento da estrutura estatal.
Na pauta atual da Assembleia, Guilherme Sampaio citou conquistas recentes e outras em fase final de negociação, como:
- Pagamento das ascensões funcionais na saúde, já aprovadas pelo Legislativo;
- Plano de Cargos e Carreiras da Secretaria da Cultura, prestes a ser encaminhado;
- Benefícios para os agentes de saúde do Estado;
- Diálogo permanente entre governo, sindicatos e Assembleia.
O líder governista destacou que a valorização do servidor é pilar estratégico da administração estadual. “A melhoria da qualidade de vida da população que mais depende da ação do Estado passa diretamente pela valorização do serviço público. Valorizando o servidor, fortalecemos políticas públicas e combatemos desigualdades históricas”, concluiu.

