Na busca por mais humanização do atendimento, valorização das pessoas e inovação, o Governo do Ceará autorizou, na manhã desta segunda-feira (7), a aquisição de equipamentos para modernização das unidades da rede pública estadual de saúde. O valor total a ser direcionado para aquisição dos equipamentos em 2020 é cerca de R$ 20 milhões.
O governador Camilo Santana destacou o anúncio como mais um grande passo em prol da melhoria e valorização da saúde no estado, dentro do plano de modernização anunciado pelo Poder Executivo.
No Ceará, mais de 82% da população depende da rede pública de saúde.
A aquisição dos equipamentos vai seguir o planejamento desenvolvido pela Secretaria da Saúde (Sesa), que tem o levantamento completo das necessidades e prioridades dos hospitais, por ordem de urgência.
É um processo que inicia em 2020 e se estende até 2022, para que não haja defasagem tecnológica no sistema de saúde do Estado.
Já para este ano estão previstas as aquisições de equipamentos de alta complexidade, como sistemas de hemodinâmicas para o HGF, Sertão Central e Cariri e arcos cirúrgicos para o Hospital de Messejana e Hospital Regional do Cariri.
Outros equipamentos de menor complexidade vão ser adquiridos para modernizar e agilizar os atendimentos nas unidades da Sesa, além de reduzir custos com manutenção de equipamentos.
O governador mencionou medidas adotadas para descentralizar o sistema estadual de saúde.
A criação da Fundação de Saúde, que vai gerenciar as unidades públicas do Estado, a aquisição definitiva do Hospital Leonardo da Vinci e a implantação do Hospital Universitário da Uece também foram mencionadas pelo governador.
Para 2020, estão previstas as compras de, que vão permitir ampliar e otimizar os serviços prestados nas Regiões de Saúde mais carentes, descentralizando o atendimento a cirurgias, contribuindo para a execução de procedimentos cardiológicos como implante de marcapasso, cateterismo, dentre outros.
Além disso, o secretário estadual da Saúde, Doutor Cabeto falou que a aquisição dos equipamentos está no plano de modernização da Saúde adotado pelo Estado.
Segundo o Doutor Cabeto, a qualidade do atendimento e o acesso à saúde vai melhorar muito com os investimentos.
Responsabilidade
Ainda durante o anúncio feito online, o governador Camilo Santana ressaltou que a pandemia continua e reforçou que todos precisam colaborar.