Coberturas
Governo do Ceará reúne projetos científicos e tecnológicos que buscam melhorar serviços e qualidade de vida da população
Home Últimas Notícias Governo do Ceará reúne projetos científicos e tecnológicos que buscam melhorar serviços e qualidade de vida da população

Por meio da união entre o conhecimento acadêmico e a gestão pública, o Governo do Ceará busca avançar em soluções que tragam cada vez mais desenvolvimento para o povo cearense. Foi dentro deste propósito que o governador Camilo Santana reuniu, na última segunda-feira (10), no Palácio da Abolição, pesquisadores das universidades estaduais e federal e secretariado para apresentações de projetos desenvolvidos no Programa Cientista Chefe.

De responsabilidade da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), o programa do Estado consiste em destinar equipes de pesquisadores para trabalhar nas secretarias ou órgãos mais estratégicos do Governo do Ceará. A ação objetiva identificar soluções nos campos da Ciência, Tecnologia e Inovação que podem ser implantadas em melhorias nos serviços públicos e, consequentemente, garantir melhorias e mais qualidade de vida para toda a população. As equipes são coordenada por cientistas chefes, definidos segundo critérios como produção científica, formação e ligação com núcleos de pesquisa de alto nível de instituições cearenses.

O encontro do dia de ontem  trouxe à sede do Executivo estadual os profissionais que atuam em projetos nas secretarias da Segurança Pública e Defesa Social, da Educação, dos Recursos Hídricos, da Saúda, da Infraestrutura, da Agricultura, Pesca e Aquicultura, além do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Cada representante apresentou sua pesquisa para os gestores públicos, com debate acerca das experiências exitosas e potenciais resultados positivos que se pode alcançar através dela.

Para Camilo Santana, a reunião foi de grande importância para avançar nas políticas públicas com mais tecnologia e inovação. “Temos aqui pesquisadores de nossas universidades estaduais e federal, que estão trabalhando conosco para melhorar cada vez mais a gestão pública. Posso citar aqui o exemplo do Spia (Sistema Policial Indicativo de Abordagem), programa de tecnologia que acompanha a mobilidade do crime para combater a violência. O Ceará já está há 24 meses reduzindo os índices de roubos e há 14 meses reduzindo os homicídios”, observou o governador.

Veja Mais