Últimas Notícias
Governo do Ceará lança unidade para Prevenção e Apoio às Comunidades, e leva serviços para população no Ancuri
Home Últimas Notícias Governo do Ceará lança unidade para Prevenção e Apoio às Comunidades, e leva serviços para população no Ancuri

O Governo do Ceará lançou, nesta sexta-feira (12), no Residencial Luiz Gonzaga, o primeiro território do Comando da Polícia Militar para a Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac). Na ocasião, também foi realizada a 11ª edição do Projeto Acolher, que leva serviços à população. A governadora Izolda Cela; o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron; e a titular da secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Santana, estiveram presentes. 

“O Copac chega justamente depois da formação dos policiais, que receberam curso para tratar com sensibilidade todos os casos. É um policiamento de proximidade, comunitário, e com o objetivo de trazer mais que segurança para as pessoas. Bases que vão estar em contato com a comunidade, podendo atender a chamados, para reconhecer situações que afligem as comunidades no que diz respeito à segurança. A SPS está integrada com as ações do Copac, exatamente porque existem muitas situações de vulnerabilidade que necessitam de uma retaguarda social, que a Polícia sozinha não vai resolver”, ressaltou a governadora do Ceará, Izolda Cela. 

O Copac é um batalhão da Polícia Militar do Ceará que atua com o objetivo de tornar o trabalho da segurança pública mais próximo da população, atuando com policiamento preventivo e mediação de conflitos, aliado à proteção social. 

“A primeira célula do Copac traz não apenas mais segurança ao Residencial Luiz Gonzaga e região. Nós temos 36 policiais capacitados, uma base equipada, viaturas, e o mais importante, um policiamento comunitário, de proximidade. Esse é o modelo mais completo de célula, pois tem o grupo de segurança comunitária, grupo de apoio às vítimas da violência, grupo de segurança escolar e também o grupo de prevenção focada”, detalhou o titular da SSPDS, Sandro Caron. 

O comandante do Copac, major Messias Mendes, explicou a importância de ter essa primeira base do Comando em Fortaleza. “Esse policiamento tem um viés transformador, é um momento muito especial apresentar para a sociedade esse novo tipo de policiamento. Alinhado com as melhores filosofias nacionais e internacionais, com sustentação teórica. Estamos devidamente orientados pela melhor ciência para conseguir, através de ferramentas efetivas, nos aproximarmos ainda mais da comunidade”, explicou o militar, que também é mestrando em Sociologia.  

Compartilhe:
Veja Mais