Coberturas
Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza se unem em campanha contra o racismo
Home Últimas Notícias Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza se unem em campanha contra o racismo

Resultado de imagem para Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza se unem em campanha contra o racismo

Novembro começa com uma grande celebração da cultura e resistência negras. No mês da consciência negra, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), e a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, apresentam a campanha “Ceará e Fortaleza sem Racismo. Respeite minha história, respeite minha diversidade”. A campanha é promovida também pelo Instituto Iracema. O lançamento acontece, neste dia 1º, às 17h, na Praça do Ferreira, durante o Alvoroço, uma atividade da programação do Cineteatro São Luiz e Nóis de Teatro, em uma ação conjunta da SPS e Secretaria da Cultura do Estado.

Para a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Lia Gomes, essa união de esforços mostra o comprometimento das instituições em trabalhar por uma sociedade com justiça racial. “Quando reunimos dados sobre educação, empregabilidade, expectativa de vida e tantos outros, vemos a necessidade de políticas públicas que trabalhem pela igualdade racial. Ao mesmo tempo, lançamos uma campanha para envolver a sociedade nesse comprometimento de construir um Ceará sem racismo”, pontua.

Para a coordenadora especial de políticas para igualdade racial da SPS, Zelma Madeira, a campanha chega para fazer refletir sobre os impactos do racismo, sobre o racismo estrutural e institucional, e sobre a diminuição de oportunidades e acessos a direitos que o racismo causa. “Uma campanha dessa natureza é um convite para todos entendermos que o racismo é crime e que precisamos ter outra atitude de valorização da diversidade cultural e étnica”, pontua Zelma.

E complementa: “Uma nação se edifica democraticamente com justiça, com acesso a direitos, quando temos o reconhecimento das histórias e a valorização da nossa memória. A campanha de combate ao racismo é algo necessário quando se pensa em construir uma civilização democrática em que todas as etnias dela participem”.

“O mês da consciência negra é importantíssimo na luta contra o racismo, uma luta que não é só dos negros. As políticas públicas devem ser fortalecidas pelo Governo. Precisamos estabelecer uma base educacional e social para combater esse crime. Devemos trabalhar pelo fortalecimento das políticas”, declarou Sergio Granja, coordenador da de políticas públicas da igualdade racial da Prefeitura de Fortaleza.

A campanha utiliza a figura de Chico da Matilde, o Dragão do Mar; Preta Simoa; Mãe Menininha de Gantois e Cacique Daniel; além de Zumbi dos Palmares, cuja morte deu origem à celebração do dia 20 de novembro; para falar da comunidade negra e dos povos originários que integram a pauta da igualdade racial.

O Alvoroço acontece na Praça do Ferreira e no foyer do Cineteatro São Luiz, a partir do meio-dia, celebrando também o Dia da Cultura, comemorado em cinco de novembro. A primeira ação será um cortejo com o grupo Tambores de Safo. Em seguida, haverá vivência poética, documentário, apresentação musical, entre outras atividades. Às 17h, haverá apresentação da campanha Ceará sem Racismo, seguida da festa Boomboomblack.

A campanha segue ao longo do mês, presente em rodas de conversa, seminários e eventos culturais. A programação se espalha pelo Centro Cultural Belchior e seu entorno, unidades da Rede Cuca, Cineteatro São Luiz, Porto Iracema das Artes, Centro Cultural Bom Jardim, Centro Cultural Casa do Barão do Camocim, Vila das Artes, Theatro José de Alencar e Centro Cultural Dragão do Mar.

Programação

12h – Abertura com Grupo Tambores de Safo pela Praça do Ferreira

12h30 – Vivência Poética Transpassada (Stefanny Mendes/ Pólo Trans e Jorge Costa / Gueto Queen)

13h – Eduardo Africano / Foyer

13h20 – Maya Maravilha

13h40 – Eduardo Show da Vida

14h – Show “O Cheiro do Queijo” / Abu da Pereba

14h40 – Performance Sogênio Com Wenner Mesquita

15h – Alvoroço – Nóis de Teatro e Convidadas Condução: Kelly Enne Saldanha e Nayana Santos. Convidadas: Samara Barros, Ma Njanu, Taynara Nádia, Maria Micinete, Pâmela Souto, Jéssica Teixeira e Isadora Teixeira

17h – Lançamento da campanha Ceará Sem Racismo

17h40 – Festa Boomboomblack

Veja Mais