Últimas Notícias
Governo do Ceará anuncia primeiro concurso público para professores efetivos de escolas indígenas
Home Últimas Notícias Governo do Ceará anuncia primeiro concurso público para professores efetivos de escolas indígenas

Pela primeira vez na história, o Governo do Ceará vai realizar concurso público para a seleção de professores efetivos de escolas indígenas de sua rede pública. Serão abertas 200 vagas, que irão contemplar 13 etnias. O certame contará com três etapas: prova escrita, aula e avaliação de títulos. O anúncio foi feito pela governadora Izolda Cela, na tarde desta terça-feira (17).

“O anúncio do primeiro concurso para professores indígenas faz com que isso fortaleça a presença, a carreira e o compromisso desses professores nas 29 escolas que são da responsabilidade direta da Seduc (Secretaria da Educação). Com isso, podemos afirmar e nos comprometer cada vez mais com a oferta de educação nas comunidades indígenas, que têm seus direitos e todo potencial para ser desenvolvido”, destacou Izolda Cela ao justificar a ação.

A governadora informou, ainda, que a portaria que vai instituir a comissão que se responsabilizará pela preparação do concurso já será publicada. O grupo contará com representação indígena, da Seduc e também da Procuradoria Geral do Estado (PGE). “Agora, vamos botar a mão na massa para que em nenhum momento pare esse processo. Nosso compromisso é que tudo possa acontecer o mais rápido possível. Estivemos o tempo todo em uma mesa de negociação, olhando as vagas. Tudo isso foi construído com cada um. É um marco importante para que a gente possa construir uma educação cada vez melhor”, disse Eliana Estrela, secretária da Educação.

Valorização e oportunidade

Para Cristina Pitaguary, coordenadora da Organização dos Professores Indígenas do Ceará, o concurso é uma demanda antiga que chega para levar estabilidade à categoria e esperança. “É um momento histórico que a gente já espera há 30 anos. Nossa classe de professores indígenas já está com quase 700 professores. É uma porta que está abrindo para que futuramente aconteçam outros. Hoje, vamos poder ver que alguns professores vão ficar estáveis (em suas salas de aula)”, disse a representante dos docentes.

As vagas serão distribuídas para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, além do Ensino Médio, nos seguintes componentes curriculares: Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias; e Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas.

O coordenador da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará, Weibe Tapeba, enalteceu a visão aberta e humanista do Governo do Ceará ao olhar para pautas diversas. “Vivenciamos governos extremamente conservadores. Agora, a gente construiu uma relação respeitosa. Estamos aqui assegurando um momento importante para a nossa geração, mas que as nossas futuras gerações também estarão usufruindo. Quis o destino que uma professora, a primeira governadora mulher, fizesse o anúncio”, disse Weibe.

Compartilhe:
Veja Mais