Últimas Notícias
Governo do Ceará anuncia concurso da Funsaúde com 6 mil vagas
Home Últimas Notícias Governo do Ceará anuncia concurso da Funsaúde com 6 mil vagas

 

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou em transmissão ao vivo nas redes sociais, na tarde desta quarta-feira (23), a abertura de 6 mil vagas em concurso para a Fundação Regional de Saúde (Funsaúde).

O certame ocorre para cargos de assistência à saúde e cargos administrativos, com vagas de nível médio e nível superior. As inscrições ficam abertas de 5 de julho a 12 de agosto. As provas acontecem no dia 24 de outubro.

O anúncio oficial do concurso público foi feito pelo governador Camilo Santana.

Estiveram presentes, ao lado do governador, a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), e a diretora-executiva da Fundação, Josenília Gomes.

Garantindo direitos e diversidade nos espaços de saúde do Ceará, o edital inclui a cota de 20% das vagas destinadas a participantes negras e negros, conforme a Lei Estadual nº 17.432. Além disso, há cota de 5% para pessoas com deficiência. O concurso tem validade de dois anos, e pode ser prorrogado por igual período.

O secretário da Saúde, Doutor Cabeto, ressaltou que, em meio a uma pandemia, chegar a um anúncio como este é algo a se celebrar.

As vagas previstas no concurso serão distribuídas inicialmente entre o Hospital Geral de Fortaleza, o Hospital de Messejana, o Hospital Infantil Albert Sabin, o Serviço de Regulação do Estado, o Centro de Especialidades Pediátricas, anunciado recentemente, e a sede da Funsaúde. O concurso será realizado pela Fundação Getúlio Vargas e respeitará as medidas sanitárias de biossegurança em razão da pandemia do coronavírus.

O governador Camilo Santana falou sobre o modelo de contratação dos selecionados pelo concurso público.

Para a vice-governadora Izolda Cela, o processo de seleção representa a valorização da saúde e das pessoas que vão trabalhar e dos usuários do sistema público de saúde do Ceará.

A seleção por concurso e contratação com direitos garantidos é uma conquista de trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que passam a contar com menor rotatividade de profissionais e equipes mais preparadas em conformidade com os preceitos do Sistema.

Os profissionais terão benefícios, melhores salários e educação permanente. O modelo institucional da Funsaúde visa também gestão de desempenho, eficiência administrativa e financeira, controle interno e externo.

Para a diretora executiva da Funsaúde, Josenília Gomes, o novo modelo chega para agregar valor á saúde pública do Ceará.

Camilo Santana destacou que, seguindo a condução de Dr. Cabeto, o Ceará tem apresentado um plano de ampliação assistencial de saúde como nunca visto antes. Isso inclui a ampliação de leitos e a entrega de UTIs em regiões que não possuíam o equipamento, além de novas unidades de atendimento, o que gera uma descentralização da saúde em todo o Estado.

O Governo do Ceará adquiriu três hospitais durante a pandemia. O Hospital Leonardo da Vinci, que é hospital referência no Estado em tratamento da Covid-19 com 170 leitos de UTI. O Hospital Leonardo Da Vinci vai ficar como um patrimônio do povo cearense para atender as demandas de saúde.

Sobre a Funsaúde

Criada pelo Governo do Estado, a fundação é uma entidade pública, de personalidade jurídica de direito privado. A lei estadual 17.186 de 2020 estabelece que seu pessoal será regido pela legislação trabalhista, com admissão mediante concurso público. É competência da Funsaúde prestar serviço de saúde à população em todos os níveis de complexidade; apoiar melhoria da governança interfederativa regional; promover o desenvolvimento científico e tecnológico em saúde. Os serviços serão repassados gradualmente de forma contratualizada, com pactuação de metas e prazos, critérios de avaliação, direitos e obrigações.

Compartilhe:
Veja Mais