O governador do Ceará, Elmano de Freitas, afirmou que o estado caminha para um cenário político amplamente favorável nas eleições de 2026. A avaliação foi feita durante reunião com o secretariado para definir metas e fazer um balanço das ações do governo. Segundo ele, a base aliada deverá ser mantida e pode ser ampliada, inclusive com a federação União Progressista, o que fortaleceria ainda mais o campo governista no próximo pleito.
Elmano destacou que trabalha com a perspectiva de ter entre 178 e 180 prefeitos aliados, além de ampla maioria de deputados estaduais, federais, vereadores e movimentos sociais. Na avaliação do governador, independentemente do nome que venha a representar a oposição, o adversário terá de enfrentar o volume de entregas realizadas pelo governo e um conjunto político robusto. Ele ressaltou ainda que a aprovação popular tende a crescer à medida que as ações e investimentos sejam mais bem comunicados à população.
Ao tratar do cenário nacional, Elmano afirmou que a disputa de 2026 será unificada, envolvendo presidente, governador e Senado. Para ele, não haverá campanhas separadas, mas dois campos bem definidos: o time liderado pelo presidente Lula e o campo adversário. O governador projetou vitória expressiva no Ceará, com ampla vantagem para Lula, fortalecimento das bancadas federais e eleição dos senadores aliados, afirmando que a unidade será decisiva para conter o avanço da direita e da extrema-direita e garantir continuidade e aprofundamento das políticas públicas no estado.

