O Governo do Ceará deu mais um passo no compromisso de regionalizar a saúde pública. Nesta quinta-feira (4), o governador Elmano de Freitas anunciou o início das obras do Hospital Polo Regional do Centro-Sul, em Iguatu. O investimento para a execução da obra será de mais de R$ 312 milhões.

Pelas redes sociais, o gestor estadual comemorou o que chamou de “conquista histórica” para a população da região. “As máquinas já estão trabalhando para a construção do Hospital Polo Regional do Centro-Sul”, destacou Elmano.
Beneficiando mais de 453 mil pessoas da macrorregião do Centro-Sul, o hospital atenderá moradores de 17 municípios: Acopiara, Baixio, Cariús, Catarina, Deputado Irapuã Pinheiro, Mombaça, Piquet Carneiro, Cedro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jucás, Lavras da Mangabeira, Orós, Quixelô, Saboeiro e Umari.
“Tenho absoluta convicção de que esta é uma grande conquista histórica para o povo do Centro-Sul. Estamos juntos para, cada vez mais, fortalecer o Sistema Único de Saúde com esse importante hospital”, afirmou o governador.
Atendimento próximo a população

Com o objetivo de reduzir transferências e ampliar o acesso a serviços de média e alta complexidade para a população do Centro-Sul, o hospital contará com 347 leitos, sendo 240 de internação — dos quais 40 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) — além de 107 leitos complementares.
O Hospital Polo Regional contará com serviços de Clínica Médica, Clínica Pediátrica, Ortopedia, Neurologia, Nefrologia, Gastroenterologia, Pneumologia, Oncologia, Saúde Mental, Cardiologia, Cirurgia Bucomaxilofacial, Mastologia e Urologia.

