O governador Camilo Santana participou na última quarta-feira (11), em Singapura, na Ásia, de Encontro sobre Gestão de Pessoas e Educação, promovido pela Fundação Lemann. O evento, que segue até a próxima sexta-feira, tem como discussão central os desafios da gestão pública e o compartilhamento de experiências exitosas em educação. Os governadores Paulo Câmara (PE) e Eduardo Leite (RS) também participam do seminário, assim como vice-governadores, secretários de Estado, educadores e empresários brasileiros e locais.
“Foi um momento para a troca de experiências e conhecimento na busca pela melhoria da gestão pública e da eficiência dos serviços para a população. Temos uma parceria muito importante com a Fundação Lemann para um novo modelo de seleção pública. Fomos um dos primeiros estados a aderir a esse novo projeto de como aperfeiçoar e melhorar a gestão e, principalmente, a seleção de pessoas para os cargos no Estado”, citou o governador Camilo Santana.
Agenda
A agenda da comitiva em Singapura contou com visitas à Escola de Polícia Pública (School of Public Policy) e Academia de Professores (Academy of Singapore Teachers), onde o grupo pode conhecer de perto a política de gestão de pessoas e como é realizado o treinamento dos professores de Singapura. Os governadores se reuniram, ainda, com o ministro de Indústria e Comércio, Chang Chung Sing, e da Educação, Ong Ye Kung.
O responsável pela educação apresentou ao grupo uma palestra de como Singapura se tornou líder no ranking do Programa de Avaliação Internacional de Alunos (Programme for International Student Assessment – Pisa). Na avaliação de 2018, que mediu o desempenho de jovens de 15 anos em ciências, matemática e leitura, Cingapura apareceu no topo da lista, seguida por seus vizinhos asiáticos Hong Kong, Coreia do Sul, Japão e Taiwan. O Reino Unido ficou em 20º lugar, os EUA em 28º e o Brasil apenas em 65º lugar.
Evento
Organizado pela Fundação Lemann, em parceria com o Instituto Humanize e a República.org, o Encontro sobre Gestão de Pessoas e Educação tem como objetivo ampliar o conhecimento especializado e acadêmico, assim como aprendizados a partir de experiências práticas já implementadas em outros países têm contribuído para o diálogo em torno de caminhos para que o serviço público no Brasil também avance, investindo no recrutamento, seleção e desenvolvimento dos servidores públicos.
Além dos governadores, participam do fórum os vice-governadores Eliane Aquino (SE), Rodrigo Garcia (SP) e Izolda Cela (CE); o secretário de Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, os secretários de Estado Julio Serson (Relações Internacionais, SP) e Élcio Batista (Casa Civil, CE); além do presidente da Fundação Lemann, Jorge Paulo Lemann, empresários e educadores.