Coberturas
Gestores do Cariri discutem situação da Covid-19 na região com secretário Cabeto
Home Últimas Notícias Gestores do Cariri discutem situação da Covid-19 na região com secretário Cabeto

O secretário de Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), esteve reunido, na noite da última quinta-feira (25), com prefeitos e secretários de municípios que compõem a Macrorregião do Cariri. A reunião virtual, realizada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) com apoio da Aprece, teve mais de três horas de duração e objetivou discutir ações para combater a grave situação da Covid-19 na região. Esse foi o segundo encontro entre o secretário Cabeto e os prefeitos do Cariri para buscar alternativas e ações específicas para esses municípios, que tem apresentado curva exponencial da doença.

Na oportunidade, foi discutida a necessidade de medidas mais rígidas de isolamento e controle na região, bem como de mais estruturação para atendimento e realização de testes. Reflexo dessa necessidade foi a abertura, na última quarta-feira (24), de chamamento público do Governo do Estado para a contratação imediata de até cinquenta leitos clínicos para adultos na Região de Saúde do Cariri (Acesse aqui o edital).

A Aprece foi representada no encontro por seu presidente, Nilson Diniz, que ressaltou a importância da articulação entre o Estado e as gestões municipais para o enfrentamento urgente e efetivo da crise sanitária e de saúde vivenciada não só no Cariri, mas em todo o Ceará.

Os gestores foram unânimes em relação a necessidade de estabelecer lockdown regional, com articulação do Governo do Estado, por pelo menos uma semana. O secretário Cabeto ouviu todas as demandas e afirmou que o Cariri, por conta do agravamento do número de casos, é prioridade atual das ações estaduais. Ele também ressaltou a importância do trabalho conjunto entre Estado e municípios e afirmou que vai alinhar com o Governador Camilo as questões apresentadas no encontro para que medidas sejam tomadas o quanto antes.

Entre as diversas demandas apresentadas pelos representantes municipais, destaque para: envio de mais testes, suporte na medicação do protocolo da Atenção Básica, habilitação de novos leitos, capacitação das equipes pela Escola de Saúde Pública (ESP/CE), entre outras. Uma próxima reunião deverá acontecer, ainda nesse sábado (27), para deliberações finais.

Estiveram presentes na videoconferência secretários(as) de Saúde de vários dos 45 municípios da região e os(as) prefeitos(as) de Acopiara, Assaré, Barbalha, Brejo Santo, Cedro, Crato, Deputado Irapuan Pinheiro, Farias Brito, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Milagres, Missão Velha, Mombaça, Orós, Penaforte, Piquet Carneiro, Potengi, Quixelô, Salitre, Tarrafas, Umari e Várzea Alegre. O encontro também contou com a participação da presidente do Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), Sayonara Cidade; e de técnicos da Sesa e da Aprece.

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)

Veja Mais