O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, reafirmou o compromisso do governo federal com os municípios brasileiros durante entrevista exclusiva ao Programa do Rubão, direto da 24ª Marcha dos Vereadores, em Brasília. O evento, organizado pela UVB (União dos Vereadores do Brasil), reuniu representantes de todas as regiões do país, marcando o início de uma nova legislatura municipal.
“Defendemos a descentralização e a participação. O Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial, por isso, devemos fortalecer a federação. O que o Estado puder fazer, ele deve fazer. O que o município puder fazer, ele também deve fazer. Levar o governo mais perto da população é fazer o povo ganhar”, afirmou Alckmin.
O vice-presidente elogiou o papel da sociedade civil organizada como parceira do poder público e reforçou a importância de ouvir os anseios da população: “A participação é fundamental para melhorar a vida das pessoas. Por isso, é uma alegria participar deste encontro da UVB, que representa os 5.570 municípios brasileiros”.
Alckmin também destacou o compromisso do presidente Lula com as pautas municipalistas, citando ações como a desoneração da folha para municípios com até 156 mil habitantes, a valorização do SUS, investimentos em creches, escolas de tempo integral, o programa Minha Casa Minha Vida e a merenda escolar.
“O presidente Lula tem compromisso com os municípios. A reforma tributária, por exemplo, é um marco para o desenvolvimento, pois desonera a exportação e o investimento, impulsionando a economia nacional”, completou o vice-presidente.
Ao mencionar o município de Altamira, no Pará — maior que 153 países em extensão —, Alckmin reforçou a ideia de que o Brasil é um país continental e que, por isso, precisa de um governo local fortalecido para atender suas diversidades e desafios regionais.