.jpeg)
Jovens de diferentes trajetórias acadêmicas e profissionais se reuniram na noite desta segunda-feira (12/01) para mais uma etapa de aprendizado e transformação. A aula inaugural da terceira turma do programa Geração Tech marcou não apenas o começo de dois novos cursos, mas também a renovação de expectativas de quem enxerga na tecnologia e na Inteligência Artificial uma porta concreta para o futuro. A iniciativa é uma realização da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), em parceria com o Governo do Estado, via Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).
O encontro apresentou a estrutura das formações, a metodologia aplicada e as orientações sobre a jornada de capacitação, reforçando o compromisso do programa com a empregabilidade, o protagonismo juvenil e o desenvolvimento do setor produtivo cearense.
Ao abrir oficialmente a aula inaugural, a gerente de Educação Executiva e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Lourena Teixeira Cordeiro, contextualizou a trajetória do programa e o amadurecimento da iniciativa ao longo das edições. “Este é um projeto que fala de oportunidade e protagonismo. O conhecimento é o que faz a transformação na vida das pessoas, tanto no campo profissional quanto no pessoal. Por isso, a mensagem para os alunos é que assumam o papel de protagonistas da própria carreira e façam a diferença por onde passarem”, afirmou.
Representando a Adece, o diretor de Suporte a Negócios, Rafael Branco, leu uma mensagem do presidente da Agência, Danilo Serpa, ressaltando a importância da parceria entre o Governo do Estado e o Sistema FIEC para a qualificação de profissionais em tecnologia. “O mercado de tecnologia cresce em ritmo acelerado e enfrenta falta de profissionais preparados. Programas como o Geração Tech oferecem uma oportunidade única para que os alunos se qualifiquem e ocupem espaços estratégicos, contribuindo para a transformação digital das empresas e para a melhoria da renda das famílias cearenses”, destacou.
Novas formações ampliam o alcance do Geração Tech
A terceira turma deu início às capacitações em IA Generativa e em IA e Soft Skills para Programadores. Nesta edição, o programa registrou 1.879 inscritos, com 1.229 aprovados para os dois novos cursos. As formações ampliam o escopo do Geração Tech ao incorporar conteúdos voltados à inteligência artificial e ao desenvolvimento de competências comportamentais, consideradas essenciais para a atuação profissional na área de tecnologia.
Além dessas trilhas, já está em andamento a formação em Desenvolvimento Web Full Stack, iniciada em outubro de 2025, com 960 pessoas matriculadas. O curso oferece uma capacitação intensiva, abordando todas as etapas do desenvolvimento de soluções digitais, desde a criação de interfaces até a integração com bancos de dados.
Durante a apresentação da estrutura pedagógica, a coordenadora acadêmica do curso, Mara Michele, explicou o funcionamento das formações e reforçou a importância da dedicação dos alunos ao longo do processo. “O Geração Tech 3.0 iniciou com a formação em Desenvolvimento Web Full Stack e agora, oficialmente, começa duas novas trilhas pensadas para o cenário atual. A IA e as soft skills foram desenhadas para atender às demandas do mercado e proporcionar uma formação mais completa para os alunos”, detalhou.
Uma chance de mudança
Entre os participantes, o sentimento predominante foi de oportunidade. O corretor de imóveis Francisco José Tavares compartilhou sua motivação para seguir na área de tecnologia e ampliar suas competências profissionais. “Já fiz a formação em Full Stack e vi como isso pode agregar valor à minha profissão. Quando surgiu a oportunidade de cursar inteligência artificial, não pensei duas vezes. É um curso que dificilmente seria acessível sem essa iniciativa e que abre muitas portas para o futuro”, disse.
Já a estudante de Enfermagem Andrezza Souza destacou a conexão entre a tecnologia e a área da saúde, especialmente no campo da pesquisa científica. “Trabalho com Inteligência Artificial na minha pesquisa sobre mortalidade infantil e vejo o quanto essa área pode contribuir para a produção de conhecimento na enfermagem. Participar desse curso amplia minha visão e traz uma oportunidade que não é comum, ainda mais de forma gratuita”.
Tecnologia com propósito e impacto social
O evento contou com palestra do CTO da Digital College, Daniel Monteiro, que provocou os participantes a refletirem sobre o papel do trabalho e da tecnologia na transformação da sociedade. Ao abordar as mudanças aceleradas do mundo e a ascensão da inteligência artificial, ele destacou a importância de alinhar carreira e propósito.
Segundo ele, “o mundo mudou e as empresas buscam profissionais capazes de gerar valor com inteligência artificial. Estar aqui demonstra disposição para aprender, se adaptar e devolver à sociedade aquilo que se constrói por meio do conhecimento. Trabalhar faz mais sentido quando entendemos o impacto positivo que podemos gerar na vida das pessoas”.
Durante o evento, o especialista também apresentou o conceito de Ikigai, que relaciona propósito, habilidades, retorno financeiro e contribuição social como base para uma trajetória profissional mais significativa.

