Últimas Notícias
Frente Parlamentar recebe Ana Estela para balanço de ações da Saúde
Home Últimas Notícias Frente Parlamentar recebe Ana Estela para balanço de ações da Saúde

 

Na tarde da última  terça-feira, 2, foi realizada mais uma reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Imunização contra a Covid-19 em Fortaleza. Na oportunidade, a secretária municipal da Saúde, Ana Estela Leite, apresentou um balanço das atividades realizadas pelo Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra a Covid. O encontro aconteceu no espaço das salas das comissões e foi conduzido pela vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT), que preside a Frente Parlamentar.

“Hoje nós estamos na nossa segunda atividade. Na semana passada nós visitamos os postos de vacinação em Fortaleza e hoje estamos recebendo a visita da secretária. Na reunião, pontuamos algumas sugestões para a possibilidade do município realizar a aquisição própria das vacinas, que já estão autorizadas pela Anvisa. A gente viu que o Supremo Tribunal Federal já bateu o martelo e disse que é possível. A gente vai pontuar inclusive essas situações específicas e ver a possibilidade do município ter recurso dentro do orçamento para essa compra, aderindo o consórcio das prefeituras que estão querendo realizar essa compra. O município tem até o dia 5 para fazer essa adesão e a gente quer ver a possibilidade de Fortaleza entrar nesse consórcio”, declarou a parlamentar reforçando a celeridade no processo de vacinação em Fortaleza.

Em apresentação aos parlamentares, a secretária Ana Estela mostrou gráficos e fez uma explanação sobre os resultados alcançados até momento. Segundo a Secretária, 130.274 pessoas já foram vacinadas na capital cearense, sendo 67.294 trabalhadores da saúde, 224 pessoas com deficiência acima de 18 anos institucionalizadas, 10 indígenas, 62.746 idosos, com 14.633 em domicílio, 788 institucionalizados e 44.220 através do sistema drive-thru.

“As estratégias dependem do quantitativo de vacinas que nós temos. Hoje nós temos a possibilidade de ter vários centros de vacinação que já estão preparados nesse mesmo modelo que a gente utiliza no Centro de Eventos e também várias possibilidades de ampliação de drive-thru. Além disso, outras estratégias serão pensadas quando tivermos o quantitativo de vacinas pra aplicar em todo o público de uma fase. Fortaleza recebeu em torno de 150 mil doses para aplicar em 150 mil pessoas e isso ainda não é suficiente para a primeira fase. Precisamos de mais 10 mil doses para concluir os idosos contemplados na primeira fase, acima de 75 anos, e precisamos no mínimo de mais 60 mil vacinas para concluir os trabalhadores da saúde e ainda avaliarmos como faremos com o público de cuidadores que estão inseridos na fase 1. A princípio umas 100 mil doses será necessária para concluirmos e seguirmos para a fase 2”, evidenciou a secretária.

Veja Mais