Coberturas
Fortaleza ultrapassa a marca de 140 mil vacinados contra a Covid-19
Home Últimas Notícias Fortaleza ultrapassa a marca de 140 mil vacinados contra a Covid-19

secretária ana estela olha para a câmera

 

Fortaleza ultrapassou a marca de 140 mil vacinados contra a Covid-19. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atualizou, nesta sexta-feira (05/03), o balanço da campanha. Até o momento, 140.004 pessoas foram contempladas com a primeira dose (D1) dos imunobiológicos disponíveis, dentre as quais 51.489 receberam a segunda dose (D2) e concluíram, no intervalo adequado, o processo de vacinação contra o novo coronavírus.

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, a titular da SMS, Ana Estela Leite, detalhou os indicadores. “Apenas ontem, dia 4 de março, 3.163 pessoas receberam a D1 e 1.920 foram contempladas com a D2. De 18 de janeiro até a presente data, nós vacinamos 67.294 trabalhadores da saúde e 72.476 idosos. Estamos muito próximos de concluir a administração das primeiras doses nos idosos acima de 75 anos”, afirmou.

Os indicadores tornam-se, a cada dia, mais expressivos. Para incorporar maior alcance à logística implantada, a Prefeitura informa as estratégias em execução ao longo dos próximos dias.

Nova oportunidade

Ao longo desta sexta-feira (05/03), o drive-thru instalado no Centro de Eventos do Ceará acolherá idosos acima de 75 anos previamente cadastrados pelo site Vacine Já, que, em virtude de alguma intercorrência, perderam a data do agendamento.

“Hoje, até as 17 horas, estamos dando uma nova oportunidade aos idosos que esqueceram ou não puderam comparecer ao drive-thru na data agendada. Eles devem comparecer portando documento original com foto, comprovante de endereço situado em Fortaleza e comprovante de agendamento anterior”, orientou.

Drives de vacinação

Para descentralizar o atendimento, neste sábado (06/03), estarão em pleno funcionamento os drives de vacinação instalados no shopping RioMar Kennedy, no shopping RioMar Papicu, no Centro de Eventos e na Arena Castelão. A vacinação será efetivada mediante confirmação de agendamento.

“Os detalhes, o dia, a hora e o local da vacinação são previamente confirmados por e-mail, por mensagens de WhatsApp e pela lista nominal diariamente atualizada no portal da Prefeitura de Fortaleza (coronavirus.fortaleza.ce.gov.br)”, informou.

A exceção permanece direcionada a idosos acima de 90 anos. O público pertencente à faixa etária pode ser vacinado sem a necessidade de agendamento. Para a efetivação do atendimento, também devem ser apresentados documentos pessoais e comprovante de endereço situado em Fortaleza.

“Também neste sábado, iremos iniciar a administração das segundas doses da vacina em idosos contemplados com a CoronaVac na modalidade drive-thru. Quem vai se vacinar com a D2 deve, necessariamente, apresentar, além de documentos pessoais, o cartão de vacinação com a característica da vacina recebida e a data aprazada”, reiterou.

Capacidade assistencial

Em virtude dos dados epidemiológicos e assistenciais vigentes, marcados pelo expressivo aumento do número de casos e de internações, a Secretaria Municipal da Saúde informa que os 116 postos de saúde da Capital estão preparados para acolher, das 7 às 19h, de segunda a sexta-feira, casos leves associados à síndrome gripal.

Já neste sábado e domingo (06 e 07/03), a Prefeitura de Fortaleza irá manter o funcionamento de seis Postos de Saúde na Capital.

Confira os endereços dos postos:

Posto de saúde Dr. Airton Monte – Rua Alberto de Oliveira, 991 – Barra do Ceará

Posto de saúde Rigoberto Romero – Av. das Graviolas, 195 – Cidade 2000

Posto de saúde Eliézer Studart – Rua Tomás Cavalcante, 545 – Autran Nunes

Posto de saúde Gothardo Peixoto – Rua Irmã Bazet, 153 – Damas, Fortaleza

Posto de Saúde Maciel de Brito – Av. A, s/n – 1a. etapa – Conjunto Ceará

Posto de Saúde Jangurussu – Rua Estr. do Itaperi, 146 – Passaré

Pacientes sintomáticos serão avaliados e, conforme a necessidade, submetidos à realização de teste RT-PCR para diagnosticar a presença viral.

Diante de sintomas mais graves, associados à falta de ar intensa ou à febre alta e persistente, pacientes devem se dirigir às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza, abertas de domingo a domingo, 24 horas por dia, que já contam com 170 leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19.

Além disso, a Prefeitura segue ampliando a capacidade assistencial da rede hospitalar. “Apenas na nossa rede municipal e contratualizada, já estamos com mais de 600 leitos disponíveis para o tratamento da Covid-19, mas precisamos cumprir o isolamento social rígido. O momento é de união, independentemente de divergências políticas ou ideológicas. É preciso que todos contribuam, mantenham o distanciamento, higienizem adequadamente as mãos e usem máscaras para a redução da incidência da doença na Cidade”, concluiu.

Veja Mais