Últimas Notícias
Fortaleza ultrapassa 80% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose contra a Covid-19
Home Últimas Notícias Fortaleza ultrapassa 80% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose contra a Covid-19

 

A Prefeitura de Fortaleza vacinou mais de 80% da população adulta, acima de 18 anos, com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. Esse marco na campanha de vacinação equivale a 1.524.511 fortalezenses beneficiados com a primeira dose e 26.616 com a dose única, no período entre 18 de janeiro e 10 de agosto.

Já com o esquema vacinal completo, ou seja, com as duas doses ou com dose única, a Capital já possui 33,9% de fortalezenses adultos vacinados, o equivalente a 656.174 pessoas.

O prefeito José Sarto celebrou mais essa conquista alcançada a partir do trabalho dos profissionais envolvidos. “Quero aproveitar esse marco para parabenizar a dedicação, o carinho, a vocação de toda essa equipe de saúde que tenho acompanhado de perto. Tenho ido aos locais de vacinação, nos postos de saúde mais distantes, periféricos, nos grandes centros de vacinação, e tenho visto o compromisso, a paciência”, enfatizou.

“Já estamos vacinando quem nasceu em 1999, a galera de 22 anos. Para nós, é uma alegria muito grande. Quero traduzir isso abraçando toda essa equipe de saúde maravilhosa que é liderada pela secretária Ana Estela, pela (secretária adjunta) Aline e pelo (coordenador da SMS) Erlemus. São vários corações que lidam com isso. A gente tem dito que aqui a vacina chega e, no outro dia, tá no braço do fortalezense”, ressaltou.

Atualmente, a população adulta de Fortaleza, com 18 anos ou mais, é de 1.930.479 habitantes. O número total é uma estimativa populacional baseada no censo demográfico de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, também atribui o desempenho à adesão da população à campanha de vacinação e ao esforço das equipes de saúde envolvidas. “Este belo resultado deve-se à junção de diversos fatores. A população de Fortaleza demonstra grande interesse na vacina contra a Covid-19. Aliado a isso, temos o esforço diário das nossas equipes de saúde que atuam na aplicação do imunobiológico, nos mais de 100 centros de aplicação da vacina. Um empenho que vai além do ofício – é a esperança de dias melhores em cada dose aplicada”, enalteceu.

Vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza

Fortaleza, atualmente, está vacinando contra a Covid-19 a população em geral, escalonada em ordem decrescente de idade, por agendamento, já tendo alcançado os nascidos em 1999. Gestantes e puérperas também estão recebendo o imunobiológico.

Para ter acesso à convocação é necessário realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br), ferramenta da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

Além disso, a Prefeitura de Fortaleza ampliou a faixa etária liberada para a vacinação contra a Covid-19 sem a necessidade de agendamento prévio. Agora, pessoas residentes na Capital a partir de 40 anos de idade que ainda não receberam a primeira dose podem buscar os centros de vacinação, após efetivação do cadastro no site Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br).

Veja Mais