Coberturas
Fortaleza terá três novos terminais abertos de ônibus até o fim de 2021
Home Últimas Notícias Fortaleza terá três novos terminais abertos de ônibus até o fim de 2021

 

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, visitou as obras do Terminal Aberto da Av. Washington Soares, na manhã desta terça-feira (22/06). O equipamento beneficiará usuários do transporte público que circulam pelos bairros José de Alencar, Cambeba, Messejana, Curió e adjacências, promovendo a integração das linhas, maior comodidade e redução do tempo de viagens.

O Terminal Aberto da Av. Washington Soares terá 600 m² de área e está instalado entre as ruas Olímpio Leite e Esmerino Parente. Além deste, estão em fase de obras os Terminais da Praça Coração de Jesus e do bairro José Walter, que, de acordo com Sarto, devem ser entregues ainda este ano e irão beneficiar cerca de 269 mil pessoas.

“Continuamos implementando políticas públicas para melhorar a mobilidade em Fortaleza. Com essa localização, o terminal vai reduzir o tempo de viagem de quem vai para o Centro da Cidade em torno de 45 minutos. São minutos importantes para a vida das pessoas, para chegar em casa mais cedo, ficar com a família. Este é um dos três terminais que vamos concluir até o fim do ano”, declarou Sarto.

Acompanharam a visita o secretário da infraestrutura (Seinf), Samuel Dias, o presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), David Bezerra, e o titular da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Ferruccio Feitosa.

As obras do Terminal da Washington Soares receberam investimento de cerca de R$ 4 milhões e estão sendo executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), por meio do Programa Mais Ação. O equipamento servirá como apoio aos terminais de integração já existentes, de maneira a desafogar a demanda pelo transporte público. Atualmente, 11 linhas de ônibus operam naquela região.

A estrutura conta com quatro plataformas cobertas para embarque e desembarque. Quando concluído, o espaço terá pontos de autoatendimento do Bilhete Único, posto da Guarda Municipal, banheiros, passarela e quiosques para alimentação, comércios e serviços.

Terminais em obras

As obras dos Terminais da Praça Coração de Jesus e do bairro José Walter seguem avançando na Capital e têm entrega prevista para o segundo semestre deste ano.

No Centro da Cidade, o antigo terminal aberto da Praça do Sagrado Coração de Jesus passará por restauração e será transferido para a rua Solon Pinheiro, com intuito de melhorar a trafegabilidade dos pedestres e facilitar a circulação dos ônibus.

O projeto prevê a recuperação de toda a estrutura metálica dos pilares e cobertas, pintura, novos pontos para embarque e desembarque e sinalização. A região ganhará, ainda, requalificação urbana em todo o entorno do terminal, com a pavimentação de vias e novos pisos.

No bairro José Walter, o Terminal Aberto funcionará entre as avenidas Bernardo Manuel e João de Araújo Lima, com 700 m² de área coberta.

A estrutura recebeu investimento de R$ 6,7 milhões. Serão três plataformas, sendo duas cobertas para embarque e desembarque e uma para realização de serviços dos pontos de autoatendimento do Bilhete Único, posto da Guarda Municipal, banheiros, quiosques de alimentação, comércios e serviços.

Mobilidade urbana

Durante a visita ao equipamento da Washington Soares, o prefeito José Sarto ressaltou que Fortaleza mantém uma das menores tarifas do transporte público no Brasil.

“Já são três anos consecutivos sem aumento, e este ano também não haverá aumento na tarifa do transporte público convencional. Também ajudamos o transporte complementar. Estamos acrescentando, nos horários de pico, mais 200 ônibus e 70 topiques para evitar aglomeração e combater a Covid-19”, apontou o prefeito.

Além disso, José Sarto enfatizou o trabalho realizado para manter a Cidade como uma das capitais brasileiras e do mundo que mais investem em políticas públicas eficientes de mobilidade urbana.

“É terminal, linha exclusiva de ônibus, ciclofaixa, BRT, áreas de trânsito calmo, redução de acidentes, tudo isso fruto de um grande trabalho. Fortaleza reduziu o número de óbitos no trânsito, uma meta da ONU, por seis anos consecutivos. É uma política integrada. Aqui, temos um terminal ligado a um VLT, que tem vias largas e sinalizadas, ciclofaixas, priorização do pedestre, do ciclista, tudo isso faz parte de uma política vitoriosa”, destacou.

Veja Mais