Últimas Notícias
Fortaleza supera a marca de 474 mil doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19
Home Últimas Notícias Fortaleza supera a marca de 474 mil doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19

 

A Prefeitura de Fortaleza atualizou, nesta segunda-feira (12/04), o balanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Capital. Desde o dia 18 de janeiro, mais de 474 mil doses dos imunobiológicos disponíveis foram aplicadas nos grupos prioritários incluídos nas fases já iniciadas.

“Até o momento, 353.963 pessoas receberam a primeira dose da vacina, dentre as quais 120.548 já estão contempladas com o reforço assegurado pela segunda dose, administrada dentro do prazo adequado”, informou a titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Estela Leite, em transmissão pelas redes sociais da Prefeitura.

No entanto, mesmo com a vacinação em andamento, o cumprimento das medidas sanitárias previstas em decreto segue indispensável para o controle da disseminação viral.

“Devemos continuar preservando todos os cuidados necessários, higienizando adequadamente as mãos, usando máscara, mantendo o distanciamento e o isolamento social. As medidas valem, inclusive, para aqueles que já estão vacinados. Mesmo diante da retomada gradual das atividades econômicas, precisamos estar alertas porque ainda há uma importante demanda assistencial nos nossos equipamentos de saúde”, orientou.

Profissionais das forças de segurança e salvamento

No último domingo (12/04), Fortaleza iniciou o processo de vacinação contra a Covid-19 dos profissionais das forças de segurança e salvamento, incluindo as Forças Armadas. A medida cumpre determinação do Ministério da Saúde e alcançou, ao longo do dia de ontem, 995 pessoas mediante agendamento realizado pelas instituições em que atuam.

Das 1.500 doses inicialmente disponibilizadas e agendadas para a categoria, o quantitativo remanescente será administrado, também via agendamento, nesta terça-feira (13/04), no Centro de Eventos do Ceará. “Estamos avaliando e organizando as relações enviadas para a Prefeitura e, em breve, divulgaremos uma publicação com os detalhes no canal https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br”, informou.

Logística em execução nesta segunda-feira (12/04)

O Município segue vacinando, mediante agendamento, idosos pertencentes à segunda fase do plano. A estratégia inclui a administração de primeiras e de segundas doses.

Para garantir a eficácia do processo, oito centros de vacinação distribuídos pela Cidade seguem estão funcionando. “Hoje, além dos Cucas instalados nos bairros Jangurussu, Barra do Ceará, Mondubim e José Walter, nossas equipes estão atuando nos shoppings RioMar Kennedy e RioMar Papicu, na Arena Castelão e no Centro de Eventos”, esclareceu.

As segundas doses em aplicação, neste momento, estão atendendo aqueles vacinados com a CoronaVac, cujo intervalo entre a primeira dose e o reforço deve ser de cerca de 28 dias. “Já as pessoas vacinadas com a AstraZeneca devem aguardar 90 dias, conforme informado no cartão de vacinação, e receberão o contato da Prefeitura no momento adequado”, acrescentou.

Critérios

Idosos cadastrados pela Plataforma Saúde Digital devem comparecer aos locais de vacinação para os quais foram designados apenas quando agendados.

“É importante que verifiquem os e-mails, as mensagens de WhatsApp e chequem as listas nominais diariamente atualizadas no portal da Prefeitura de Fortaleza e no canal https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br. O cumprimento do horário também é fundamental para evitar aglomerações, exposições desnecessárias, riscos e desconfortos”, orientou.

Campanha nacional de vacinação contra a gripe

Ainda durante a transmissão, Ana Estela informou as diretrizes relacionadas ao início da campanha nacional de vacinação contra a gripe. A imunização começa nesta segunda-feira (12/04), nas salas de vacinação dos 116 postos de saúde da Capital.

A primeira fase da campanha tem, como público-alvo, crianças acima de 6 meses e abaixo de 6 anos de idade, gestantes, puérperas e trabalhadores da área da saúde da rede hospitalar, que serão exclusivamente contemplados in loco, nos hospitais em que atuam.

Na última sexta-feira (09/04), a Prefeitura de Fortaleza recebeu, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), 90 mil doses da vacina da gripe, que atua contra a H1N1, H3N2 e o vírus influenza B.

A quantidade de doses conseguirá imunizar cerca de 30% do público-alvo da primeira fase da campanha. Em 2020, Fortaleza vacinou mais de 753 mil pessoas dos públicos prioritários contra a gripe.

O avanço da campanha para as próximas fases irá acontecer mediante o recebimento de novas remessas de imunobiológicos pelo Ministério da Saúde.

Veja Mais